2021 MELHOR: Faça planejamento familiar. Assista ao vídeo

2021 melhor

Se você quer ter um 2021 melhor no quesito finanças, não tem outro jeito: é preciso sentar com a família e fazer um planejamento. Coloque na ponta do lápis o que entra de dinheiro e o que sai. Corte gastos desnecessários com a ajuda dos familiares. Se você já fez o planejamento, mas acabou deixando de lado, retome os planos. Não deixe isto para depois. Só assim você terá um 2021 melhor. Assista ao vídeo…

PEDRO BRAGGIO

Autor do livro “Dinheiro é Bom e eu Gosto” e coautor do livro “Empreendedor Total”. É educador e terapeuta financeiro há mais de 25 anos. Graduado em Ciências Contábeis e especialista em finanças. Professor de graduação e pós-graduação nas áreas de finanças e empreendedorismo. Ministra palestras de Reeducação financeira em Universidades, empresas e outras entidades em todo o Brasil.(Foto principal: syrlasu.kz)

COMO FAZER O PLANEJAMENTO DAS FINANÇAS PARA SUA FAMÍLIA TER UM 2021 MELHOR?

Calcule a receita e os gastos da sua casa – Levante quanto dinheiro todos os membros da família recebem mensalmente e qual são as despesas de cada um deles e da casa como um todo. Esse é o primeiro passo para entender quanto dinheiro está sobrando ou faltando todos os meses. Essa é a hora perfeita para repensar gastos muito altos e ver a real necessidade das suas despesas.

Defina os objetivos da família – Nessa hora, está tudo bem ser ousado! Afinal, um planejamento é para criar metas e objetivos para curto, médio e longo prazo. Para te ajudar nessa hora, vamos explicar um pouco do que podem ser esses objetivos:

Curto prazo – são os objetivos que levarão entre seis meses e um ano para serem concluídos. Itens que podem entrar nessa são conta são os pagamentos de dívidas, uma reforma de emergência na casa etc.
Médio prazo – são aqueles que levarão entre um ano e cinco anos para serem concluídos. Aqui você pode adicionar itens como a compra de um carro ou da casa própria.
Longo prazo – são aqueles que levarão mais de cinco anos para serem concluídos. Um exemplo de objetivo a longo prazo pode ser pagar uma faculdade para seus filhos.

Preveja emergências – Após saber quais são os seus gastos e objetivos é importante separar uma quantia para a reserva da família. Nunca sabemos quando despesas inesperadas vão aparecer, então é importante que você tenha uma reserva de emergência.

Quite dívidas suas dívidas – Se você se enrolou com as contas e quer sair do vermelho, saiba que o primeiro passo para resolver essa situação é buscar um acordo com os credores. Renegocie suas dívidas e, aproveite para quitá-las.

Busque uma renda extra – Se depois de todos esses passos você percebeu que precisa de mais dinheiro, tente buscar por formas alternativas de ganhar renda extra. Você pode cuidar de cachorros, vender doces ou até vender produtos usados, mas o importante é equilibrar as contas da casa.

Atualize sempre o planejamento financeiro familiar – A vida muda constantemente, então alinhar as metas e objetivos com a idade e as preferências de cada membro da família é muito importante.(Fonte: superdigital.com.br)

VEJA TAMBÉM

SEQUELAS DA COVID EM GESTANTES: ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI