AFONSO PEREIRA: LPs, compactos e paixão desde criança pela música

Afonso Pereira, 76 anos, talvez seja o maior colecionador de LPs e compactos da cidade. Natural de Itapetininga, ele vive em Jundiaí desde 1962. É radialista há 55. “A paixão pelos discos começou quando ainda era criança”, diz ele. Ele tem cerca de 1.200 LPs e 200 compactos. Todo este material, Afonso já tem em CD também. O vozeirão de Afonso é conhecido por quem madruga em Jundiaí e sintoniza a Rádio Cidade(ouça trecho do programa dele clicando aqui). Ele é o primeiro a dar as últimas, bordão que sempre o acompanhou.


Para quem nunca ouviu falar, estas eram as mídias onde as músicas eram gravadas antigamente. E para ouvi-las era preciso ter um toca-disco. O som se propagava através do atrito da superfície do vinil com uma agulha, passando por amplificadores. (Foto: musicnonstop.uol.com.br)


“Tenho raridades de todos os gostos musicais, desde orquestras até cantores consagrados. Alguns dos discos – extraordinários -, foram comprados. Muitos eu ganhei”, afirma ele. A coleção é guardada em um cômodo da casa. “Tenho o máximo de cuidado com este material. Não ouço mais estes discos. Todas as músicas já foram baixadas para a internet. Os vinis servem apenas de recordação”, explica. As músicas virtuais são usadas no trabalho na rádio.

Para ele, a facilidade para se ter uma música aumentou. “A internet facilita o caminho para se encontrar estas coleções. Mudou para melhor. Mas era muito mais gostoso comprar um disco”, comenta.

Afonso é firme em suas preferências. Para ele, o maior cantor brasileiro de todos os tempos é Cauby Peixoto. O melhor estrangeiro, Nat King Cole. Maísa é, para o radialista, a melhor cantora brasileira. Cone Francis é o grande nome internacional. “O melhor disco de todos os tempos é ‘Smile’, de Nat King Cole”, conclui.

LEIA

DESIGNER DE JUNDIAÍ VAI EXPOR COLEÇÃO DE JOIAS EM PARIS