Alunos da FACULDADE de Medicina farão Mutirão de Saúde no SOS

No sábado, dia 11 de agosto, das 8 às 12 horas, a população em situação de rua será beneficiada com atendimento médico exclusivo na sede do SOS – Casa de Passagem, na rua Prudente de Moraes, 1830. Cerca de 30 alunos voluntários da FMJ junto uma equipe de médicos estará no SOS para prestar atendimento e encaminhamento para este público específico.

Os estudantes e a equipe médica, farão exames de pressão arterial, glicemia capilar (diabetes), antropometria (peso e medida) e o participante responderá um questionário sobre diversos aspectos de sua saúde, com objetivo de direcioná-lo para especialidade médica mais adequada.

Para Isabella Versiani, 4º ano e coordenadora do projeto, comenta sobre o significado de estar com essas pessoas em situação de rua: “É uma oportunidade de ter contato com pessoas que futuramente serão atendidas por nós”. “Ouvir a experiência destas pessoas, o que eles sentem e como vivem é algo incrível que acrescenta para nós, como seres humanos”, diz ela.

Prestar esse atendimento diário (2ª a 5ª feira) transforma a vida deles, explica Isabella. “Eles se sentem bem, se sentem importantes, se sentem gente e recebem toda atenção. Funciona como se nós estivéssemos abrindo uma porta de acesso para este público específico e tão esquecido”, conclui.

O Projeto Novo Olhar foi criado em 2015 a partir da iniciativa de alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí diante da percepção da vulnerabilidade em saúde, da população em situação de rua.

Hoje, o projeto segue fortalecido pelo amor e dedicação dos voluntários, dos colaboradores, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí e Casa de Passagem – SOS que garante a infraestrutura para a realização desses atendimentos.

VEJA TAMBÉM

VÁRZEA TOMA MEDIDAS CONTRA MORTES DE BEBÊS