O motor V6 3.0 litros TDI turbodiesel produz 258 cavalos de potência e é capaz de levar a picape de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e à velocidade máxima de 190 km/h, limitada eletronicamente. Números de causar inveja a muito esportivo, ainda mais por se tratar de um veículo utilitário, que teoricamente deveria trabalhar pesado e que encara numa boa qualquer trilha… Essa é a picape Volkswagen Amarok, que chega ao nosso mercado vinda da fábrica de General Pacheco, na Argentina.

Best in class – Para arrancar potência extra, a engenharia da VW fez um trabalho primoroso sobre o moderno motor 3.0 V6 TDI, que já equipava a picape. Graças à nova calibração da ECU (central eletrônica), a potência do motor saltou de 225 para 258 cavalos.

Esses 33 cavalos à mais vieram acompanhados de mais torque. Com isso, a força gerada pela picape cresceu em 5%, passando de 56,1 kgfm para impressionantes 59,1 kfgm. Toda essa força já está disponível entre 1.400 rpm e 3.000 rpm, garantindo robustez de sobra a todo momento.

Outra importante novidade em termos de performance é a função ‘Overboost’, que  permite, durante 10 segundos, que o motorista conte com mais 14 cavalos extras, elevando a potência total da Amarok para 272 cv. Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h. Este recurso é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba lotada, por exemplo. Depois de utilizada, a função ‘Overboost’ volta a estar disponível após apenas 5 segundos de intervalo.

Atrelada ao revigorado V6 está a eficiente transmissão automática de oito marchas, que também passou por uma recalibração, para se adequar aos novos padrões de potência e torque. O câmbio entrega trocas suaves e praticamente imperceptíveis, garantindo não apenas máximo conforto aos ocupantes, mas também elevada eficiência energética. Este câmbio permite ainda trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas (Shift Paddles) atrás do volante.

O modelo conta com tração integral nas 4 rodas, batizada pela VW como 4MOTION e garante um comportamento dinâmico excelente no asfalto e dá um show no fora de estrada, circulando com desenvoltura em pisos de terra, cascalho ou muito acidentados. Outros recursos eletrônicos de série na picape Volkswagen são o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill DescentControl ou Controle Automático de Descida), HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida), BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), freios ABS off-road, RBS (sistema de frenagem na chuva), freios com discos ventilados nas rodas traseiras, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, e Post CollisionBrake (sistema que para o veículo após uma batida frontal).

Conforto de SUV de luxo – Uma das principais qualidades da Amarok é o rodar suave e confortável igual a de um utilitário esportivo, independentemente da caçamba estar cheia ou vazia. Isso se deve à enorme quantidade de recursos tecnológicos e equipamentos voltados para o conforto e a comodidade não apenas do motorista, mas de todos os ocupantes.

Na configuração topo de linha Extreme, por exemplo, a Amarok oferece ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, bancos dianteiros (motorista e passageiros) com ajustes elétricos, câmera de ré, chave e chave reserva tipo canivete com comando remoto, função Coming&Leaving Home, Piloto Automático (controle automático de velocidade), display multifuncional com computador de bordo ‘Premium Color’, faróis bixênon com luz de condução diurna (DRL) em LED e regulagem de altura, faróis de neblina com luz de conversão estática, indicação de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, travas e vidros (nas quatro portas) elétricos, sistema de alarme com comando remoto ‘keyless’, volante com regulagens de altura e profundidade, e bancos, volante multifuncional, alavancas de câmbio e de freio de estacionamento revestidos parcialmente em couro.

Grande na medida certa – A Amarok tem medidas ideais para ser ágil no perímetro urbano e grande no transporte de carga. O melhor dos dois mundos, independente da necessidade. A picape tem 5.254 milímetros de comprimento, 3.097 milímetros de distância entre os eixos, 1.834 milímetros de altura e 1.944 milímetros de largura. Preparada para rodar grandes distâncias, o tanque de combustível tem capacidade para até 80 litros.

Já a caçamba tem uma capacidade volumétrica de 1.280 litros. Suas dimensões são 1.555 milímetros de comprimento, 580 milímetros de altura, 1.620 milímetros de largura e 1.222 milímetros entre as caixas de roda. A carga útil máxima, por sua vez, é de 1.156 quilos.

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Para curtir esse picapão nervoso é bom preparar o bolso… A Amarok V6 na versão Highline custa R$ 243.290. Já a Highline Extreme, com vários detalhes exclusivos de acabamento sai por R$ 256.390. ©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2020

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