ANDRADE & LATORRE, fábrica de fósforos e lembranças. Veja vídeo

ANDRADE LATORRE

VINHETA JUNDIAI ANTIGAMENTEQuem não se lembra das Indústrias Andrade & Latorre S/A, fundada em 1935 e que fabricava fósforos das marcas Argos e Guarany? Na foto principal, a vista área da fábrica em 1959, mostrando também a Ponte São João.

Segundo o livro ‘Jundiai – Edição Histórica(Escalibur)’, parte da produção era exportada para a Bolívia e Paraguai. Na década de 1970 chegou a ter quase 600 empregados. Nesta época tinha capital avaliado em Cr$ 12 milhões. Localizada na rua São Bento, 41, ocupava em um terreno com quase 13 mil m² com área construída de 10 mil m².

Se você trabalhou ou teve algum parente que foi funcionário das Indústrias Andrade & Latorre, volte ao passado assistindo ao vídeo abaixo. Se você não é daquela época, conheça uma das empresas mais importantes de toda região e do Brasil:

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

No dia 25 de maio de 1944, um incêndio destruiu as Indústrias Andrade & Latorre, a “fábrica de fósforos”, como os jundiaienses da época a chamavam. Cinquenta e oito dias depois, a empresa já tinha retomado o trabalho(foto Anestor Maia)

Anos 1950: A linha de produção da empresa. O fundador, Luiz Latorre está do lado direito da foto, usando terno claro.  

Chaminé da Latorre em 1979 – O depoimento de Mário Luiz Tripiquia, que forneceu estas fotos para o acervo do professor Maurício Ferreira: A lembrança do chaminé…do apito para os horários de trabalho…das viradas de ano em que apito da fábrica de fósforo sobressaia a qualquer barulho de fogos de artifícios e rojões comemorativos da vizinhança.

VEJA TAMBÉM

ADOLESCENTES NO GINECOLOGISTA: DRA. LUCIANE WOOD DÁ DICAS

FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI