VÍDEOS – Angústia, agonia e fim da ESTAÇÃOZINHA

Acabou. A “Estaçãozinha” que ficava perto do viaduto da Ponte São João foi destruída por um incêndio, ontem, aniversário da Revolução Constitucionalista. Quase 150 anos de história viraram um amontoado de escombros.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), informou que a Estaçãozinha pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), órgão responsável pela sua conservação e vinculado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

A Guarda Municipal de Jundiaí afirma que, logo ao visualizar a fumaça vinda da Estaçãozinha pela Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras, acionou o Corpo de Bombeiros, que se dirigiu ao local, extinguindo o incêndio. Sobre os prejuízos, o Grupamento informa que foi destruído o madeiramento do telhado, janelas e parte da parede que cedeu. A UGC lamenta o ocorrido e dará ciência ao DNIT. (foto acima e vídeo: Roberto Fernandes)

No dia de 4 de março deste ano, o Jundiaí de Antigamente, através do professor Maurício Ferreira, publicou texto sobre a “agonia e angústia de uma bela senhora de quase 150 anos”. A matéria tratava exatamente da Estaçãozinha. O texto:

Em 1870 teve início a construção da Estação Paulista de nossa cidade e até hoje esse patrimônio com valor histórico inestimável continua em pé, nossa “Estaçãozinha”(acima, em foto de 1929) como carinhosamente é chamada pelos jundiaienses remanescentes que ali embarcaram e desembarcaram. Portanto, a nossa estação ainda vive. É uma bela senhora que vive a angústia e agonia do completo abandono…

Em 1872, a linha tronco da Cia Paulista de Estradas de Ferro teve seu primeiro trecho entre Jundiaí e Campinas inaugurado. Saía da Estação da São Paulo Railway com paradas nas estações do Horto, Currupira, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Samambaia e Campinas. Em 1898, a estação que fica ao lado do viaduto São João Batista e hoje ilhada no Complexo Viário Leta-Oswaldo Bárbaro(túneis que dão acesso à Ponte São João), era usada apenas para fazer baldeação de passageiros da Paulista.

Em pleno funcionamento: O trem elétrico na estação de Jundiaí-Paulista(1929)
Raridade: A estação em 1918. Foto Filemon Peres
Começo do fim: a estação em 1980. Foto João Pires Barbosa Filho

No início de 1907, a Paulista desativou a estação voltando os serviços para estação da SPR que marcava o quilômetro zero da Paulista, sendo que o trem rodava pouco mais de 800 metros e parava na “nova” estação, daí seu nome Jundiaí-Paulista.

Agosto de 2011: ginásio da Esportiva foi demolido e a estação ficou ilhada pelas obras do túnel
A estação em 1956(foto Major Alípio Gama da Silva/arquivo Jorge Luiz Christophe)
Em 1973: a estação da Paulista tirada do vaduto São João Batista(foto de Ivanir Barbosa)

Muito triste ver a história da ferrovia degradada em nosso Estado, com exceção de algumas cidades que conservam seus prédios e sua história. Hoje, nossa estação serve de abrigo para viciados e moradores de rua.

Fica um apelo para população jundiaiense para que se una e salve uma parte importante de nossa rica e bela história ferroviária que por interesses individuais e política equivocada na preservação do patrimônio e história e descaso no transporte de passageiros e carga, sucatearam o que era rico e belo.

MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE

QUANDO O POLICIAMENTO ERA FEITO COM FUSQUINHAS E CAVALOS

UM VERDADEIRO QUADRO DA CHARMOSA JUNDIAÍ DO FINAL DA DÉCADA DE 40

MAURÍCIO FERREIRA, O PROFESSOR QUE JÁ NASCEU COM SAUDADES

NO TEMPO EM QUE SE PEDIA UMA LIGA PARA A TELEFONISTA E VOCÊ ESPERAVA, ESPERAVA

O NATAL DEIXAVA TUDO MAIS BONITO NA JUNDIAÍ QUE NÃO EXISTE MAIS

UM PAPAI NOEL QUE DESPERTAVA AMOR OU MEDO NAS CRIANÇAS

OS 106 ANOS DO TEATRO POLYTHEAMA, VÁRIOS DELES EM RUÍNAS

RETRATO DE JUNDIAÍ DE 1910 NUM ‘ALMANACH’ RARÍSSIMO

EM 1962, A RUA CORONEL BOAVENTURA MENDES PEREIRA ERA ASSIM

PARTE DA HISTÓRIA DA ELBENA RESSURGE COM REFORMA

SOM CHARLE TINHA LPs, FITAS K7  E A CATARINA

60 ANOS DEPOIS, A BANDA DO PADRE CONTINUA FAZENDO SUCESSO

VOCÊ CONHECE A ESCOLA INDUSTRIAL?

CORINTHIANS TEVE O JUNDIAIENSE MÁRIO MILANI

FOTO E DOCUMENTOS HISTÓRICOS DE OSCAR AUGUSTO GUELLI

MARIA POLITO, DETALHES REVELADOS DE UM CRIME OCORRIDO HÁ 117 ANOS

ANTENOR SOARES GANDRA, CIDADÃO, MÉDICO E PREFEITO

HÁ MUITO TEMPO, A PRAÇA DO CORETO ERA ASSIM

PODE NÃO PARECER, MAS ESTA FOTO É DA IGREJA DA VILA ARENS

OS 50 ANOS DO VIADUTO SPERANDIO PELICIARI

UM ANJO DA GUARDA CHAMADO SOLDADO MOREIRA

UMA DOCE, SABOROSA E RECHEADA LEMBRANÇA: O FORMIGÃO

A HISTÓRIA DO PADRE CORINTIANO, O PRIMEIRO VIGÁRIO DA BARREIRA

RAUL ZOMIGNANI, O ‘ÁFRICA’, ARTISTA DE LÁPIDES E JAZIGOS

DEU PROBLEMA? DEU CONFUSÃO? CHAMA O 13!

DALMO, O JUNDIAIENSE QUE DEU O MUNDO AO SANTOS F.C

O PRATO DO DIA: SAUDADE DOS ANTIGOS RESTAURANTES

HÁ 143 ANOS, JORNAL NOTICIAVA FUGA DE ESCRAVO DE JUNDIAHY

DOMINGOS ANASTASIO, MÉDICO, MITO E SANTO

MILTON DOMINGOS, O COMENDADOR QUE ERA O CARLITOS DE JUNDIAÍ

UMA VIAGEM NO TEMPO, DE ÔNIBUS, POR UMA JUNDIAÍ QUE NÃO EXISTE MAIS

SUSTO, O SHERLOCK HOLMES DA PRAÇA PEDRO DE TOLEDO

AS NOITES DE JUNDIAÍ NOS ANOS 80, PELOS BARES DA VIDA

O CARRO NÚMERO UM DE JUNDIAÍ

ZÉ CARIOCA ERA JUNDIAIENSE DA ‘GEMA’

O VALE DOS GARIBAS E O AMOR DE HÉLIO LUNARDI PELOS ANIMAIS

HISTORIADOR DIZ QUE SOLAR EXISTIA ANTES DE 1862

EM VÍDEO, UMA HOMENAGEM AOS IMIGRANTES ITALIANOS

BOLÃO, AOS 64 ANOS, CONTINUA SENDO UM CARTÃO POSTAL DE JUNDIAÍ

A PAULICÉA VIVE NO IMAGINÁRIO DOS JUNDIAIENSES COM MAIS DE 40 ANOS

DE CAPELA ATÉ CATEDRAL, BEM NO CENTRO DA CIDADE

O ITALIANO QUE INVENTOU O SABOR DE JUNDIAÍ, A TURBAÍNA

ARGOS DO TRABALHO DURO, SUCESSO, RESPEITO AOS FUNCIONÁRIOS E FALÊNCIA

DOM GABRIEL, QUASE BEATO, FOI O PRIMEIRO BISPO DE JUNDIAÍ

A PONTE TORTA, QUE FOI DOS BONDES, É VÍTIMA DOS POMBOS E VÂNDALOS

QUEM FALTA FAZ O EX-PREFEITO E PROFESSOR PEDRO FÁVARO

DOCE LEMBRANÇA DE UM PRIMEIRO DE ABRIL COM MEUS AVÓS

EM 1975 COMEÇAVA A CONSTRUÇÃO DA AVENIDA NOVE DE JULHO

NOS ANOS 1970, JUNDIAÍ COMEÇA A GANHAR SUPERMERCADOS

A PRAÇA DA BANDEIRA, NO CENTRO, VIROU TERMINAL DE ÔNIBUS

IPIRANGA E MARABÁ DAVAM GLAMOUR AO CENTRO DA CIDADE

HÁ MUITOS ANOS, OS CARNAVAIS DE JUNDIAÍ ERAM ASSIM…

A HISTÓRIA DE UM ITALIANO PASSA POR DOIS BAIRROS DE JUNDIAÍ

QUEM NÃO SE LEMBRA DO TRENZINHO DO PARQUE DA UVA?

VOCÊ SABIA QUE O LARGO SÃO JOSÉ TEVE UM BEBEDOURO?

O CÃO FERROVIÁRIO

A COISA PÚBLICA PARA UM CIDADÃO DA DÉCADA DE 1960

REGIÃO DA PRAÇA DA BANDEIRA ERA ASSIM

HOTEL DE LUIGI PETRONI FICAVA NA RUA BARÃO

VEJA COMO A PRAÇA DA BANDEIRA ERA NO FINAL DOS ANOS 1940

QUEM TINHA MEDO DA MARIA DOS PACOTES?

A CICA MARCOU A VIDA DE VÁRIAS GERAÇÕES