Aston Martin DB5, o carro do James Bond, está de volta. Veja vídeo

Aston Martin

Existem combinações simplesmente perfeitas! Para os fãs de cinema e dos automóveis é impossível imaginar qualquer cena de perseguição com o agente secreto James Bond sem estar em companhia de um Aston Martin.

A parceria entre esses dois ícones britânicos começou nos anos 60, mais precisamente em 1964, no segundo filme da série “Goldfinger”. Nele, o agente secreto 007, interpretado por Sean Connery, recebe pela primeira vez as chaves do Aston Martin DB5 das mãos do mestre-de-armas (quartermaster em inglês, ou“Q”). Só para registro, o personagem, que vivia irritado com a falta de cuidado de Bond com o patrimônio da agência, era interpretado pelo veterano ator Desmond Llewelyn (1914-1999).

O carro cheio de gadgets tecnológicas e armamentos, que eram incríveis para a época, foi o terror dos vilões do filme. Tinha metralhadoras que saiam das lanternas dianteiras, assento do passageiro ejetável e escudo a prova de balas. Nas perseguições, um dispositivo nas lanternas traseiras jogava óleo na pista e ainda soltava uma nuvem de fumaça. Tudo para se livrar dos insistentes perseguidores. Pobres figurantes…

O DB5 fez tanto sucesso que apareceu no filme seguinte “007 Contra a Chantagem Atômica”(1965), fez aparições em vários filmes como “Skyfall” (2012) e “Spectre”(2015).

O clássico esportivo também foi homenageado no filme mais recente da franquia “No Time to Die”(2020), que teve a estreia adiada por conta da pandemia de coronavírus. A Aston Martin confirma que os modelos DB5, V8 Vantage, e Valhalla estão no longa-metragem.

Apelidado de ‘o carro mais famoso do mundo’ e conhecido por estar entre os modelos clássicos Aston Martin mais desejáveis ​​e procurados, o DB5 tornou-se sinônimo de estilo atemporal entre os carros esportivos. Menos de 900 exemplares desse GT foram construídos entre 1963 e 1965.

De volta às ruas – Deu para perceber que o DB5 ganhou tanta fama que fica difícil imaginar o 007 longe dele, não é? Pois é, e não é que a Aston Martin resolveu realizar o sonho de quem sempre quis ter um DB5 pra chamar de seu e ainda ganhar uma boa grana?

Agora, 55 anos após o último DB5 novo sair elegantemente da linha de produção na então base de manufatura global da Aston Martin em Newport Pagnell, o trabalho está em andamento em um número estritamente limitado de novos modelos DB5.

A empresa resolveu reativar a linha de produção do modelo quase sexagenário para construir apenas 25 unidades. Para fazer os carros de forma artesanal a empresa gasta em média 4.500 horas na fabricação de cada exemplar.

Os carros são reproduções fiéis e autênticas, meticulosamente detalhadas do DB5 do filme com alguns aprimoramentos para garantir a qualidade de construção e a confiabilidade. Todos os carros da edição batizada pela Aston Martin de “DB5 Goldfinger Continuation”, são na cor prata, batizada pela marca de Silver Birch, exatamente como o original do filme.

O mais legal é que todos os carros trazem os dispositivos do carro usado no filme, criados pelo supervisor de efeitos especiais dos filmes de Bond, Chris Corbould.

A lista de gadgets inspirados no DB5 do 007 inclui os sistemas que produzem cortina de fumaça na traseira, jatos de óleo(que no modelo foram substituídos por água), placas rotativas dianteiras e traseiras (placas triplas), “metralhadoras” simuladas, escudo traseiro resistente a balas, aríetes nas rodas dianteiras e traseiras e painel removível do teto do assento do passageiro, que é opcional.

Do lado de dentro vem o melhor! Assim como o carro do filme, uma tela que fica escondida por uma cortina no painel reproduz o rastreador de radar. Tem ainda telefone embutido na porta do motorista, armas reprodução de armas escondidas debaixo do assento e o painel de comando de todos os armamentos escondido no apoio de braço. Para quem quiser, dá ainda para ativar todas as gadgets pelo controle remoto.

Carros originais – Os carros apresentam painéis externos de alumínio no estilo DB5 originais, ocultando uma autêntica estrutura de chassi de aço macio DB5. Sob o capô há um motor de seis cilindros em linha de 4.0 litros,de aspiração natural, três carburadores SU e radiador de óleo. Esse motor é capaz de gerar cerca de 290 cavalos de potência e é acoplado a uma transmissão manual ZF de cinco velocidades no DB5 de tração traseira, que também possui um diferencial de deslizamento limitado mecânico.

Mas alguns melhoramentos deixaram o carro mais seguro. Em lugar dos freios a tambor, o novo DB5 recebeu freios a disco hidráulicos servo-assistidos do tipo Girling, direção pinhão e cremalheira – que não possui assistência – e uma configuração de suspensão composta por bobina sobre molas e amortecedores com barra estabilizadora dianteira e suspensão traseira com eixo dinâmico.

O preço sugerido do modelo é de £ 2,75 milhões, valor equivalente a cerca de R$ 20 milhões, sem contar impostos. Além do mais, o modelo não tem garantia e, dependendo da legislação de trânsito do País do comprador, o carro não poderá circular em via pública, devido à ausência de equipamentos de segurança obrigatórios. Fazer o quê… ©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2021

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