AYURVÉDICA, terapia indiana que muda alimentação e usa massagens

MASSAGENS

Um dos sistemas holísticos mais antigos do mundo, a medicina ayurvédica (ayurveda) foi criada há mais de 3 mil anos na Índia e baseia-se na crença de que saúde e bem-estar dependem de um delicado equilíbrio entre mente, corpo e espírito, com mudanças na alimentação e massagens. É por isso que essa terapia tem caído no gosto dos brasileiros.

Seus praticantes acreditam que cada pessoa é feita de cinco elementos básicos encontrados no universo: espaço, ar, fogo, água e terra. Eles se combinam no corpo para formar três forças vitais ou energias, chamadas doshas – Vatadosha (espaço e ar); Pitta dosha (fogo e água); e Kaphadosha (água e terra).

Para os adeptos da Ayurveda, a Vatadosha é o mais poderoso dos três doshas, pois ele controla funções básicas do corpo, como divisão das células, mente, respiração, fluxo sanguíneo, função cardíaca e capacidade de eliminar os resíduos no intestino.

Já a Pitta dosha é uma energia que controla digestão, metabolismo e certos hormônios que estão ligados ao apetite. Por fim, a Kapha dosha controla crescimento muscular, força e estabilidade do corpo, peso e sistema imunológico.

Algumas pessoas usam práticas ayurvédicas para manter a saúde, reduzir o estresse e melhorar a flexibilidade, força e resistência. Práticas como ioga e meditação podem ser úteis para pessoas com doenças como asma, pressão alta e artrite. A terapia enfatiza uma dieta adequada para manter a boa saúde e tratar doenças. Medicamentos à base de plantas são prescritos com base no tipo de dosha da pessoa.

A massagem pacifica os doshas; alivia a fadiga; proporciona resistência, prazer e sono perfeito; melhora a tez e o brilho da pele; promove a longevidade” e nutre todas as partes do corpo.

A técnica fornece os meios para a absorção transdérmica das qualidades curativas do material usado na massagem e ajuda a pele a desempenhar suas diversas funções com eficiência, inclusive permitindo a liberação de toxinas do organismo.

Champi – Esta massagem é considerada uma das melhores para aliviar a tensão muscular, pois relaxa o corpo da cabeça aos pés. A pressão física na cabeça ajuda a alcançar a estabilidade emocional, liberta pensamentos estressantes e, dessa forma, promove fluxos energéticos em todo o organismo.

A técnica promove cabelos mais saudáveis, diminui a perda de fios e ajuda a retardar o processo de envelhecimento. Alivia dores de cabeça, fadiga ocular, sons nos ouvidos, tensão na área do pescoço e ombro e melhora a circulação.

Chavutti Thirummal – Literalmente significando “pressão nos pés” na língua malaia, esta é uma técnica tradicional de massagem indiana realizada com a aplicação de óleos medicinais à base de plantas.

A técnica é executada com movimentos terapêuticos longos e extensos, dos dedos das mãos aos pés dos praticantes. O foco principal é aumentar a flexibilidade, portanto a posição do corpo do receptor no chão com o terapeuta segurando uma corda para apoio é fundamental. Posicionada corretamente, a massagem permite fortalecer os músculos posturais, abrir os quadris e a área torácica e ativar os canais energéticos.

Garshana – Massagem seca destinada a estimular a pele e o sistema linfático, funcionando como esfoliação. O uso de luvas de seda é particularmente recomendado devido à natureza calmante e macia dessas peças. Aqueles com desequilíbrio ou constituição principalmente de Kapha ou Pitta são aconselhados a usar uma escova seca.

Shantala – Difundida em todo o mundo pelo obstetra francês Frédérick Leboyer na década de 1970, esta massagem é considerada uma terapia que traz bem-estar tanto para quem recebe massagem quanto para quem o faz.

É geralmente aplicada em bebês a partir de um mês de vida.A massagem deixa a criança mais tranquila e os movimentos na região do peito auxilia na respiração.

Tântrica e tailandesa – Ambas estão entre as terapias mais conhecidas no mundo. A massagem tântrica, por exemplo, foi desenvolvida para redistribuir as energias sexuais do corpo, pois expande a sensibilidade e proporciona vivências mais intensas.

A massagem tântrica atua para modificar experiências corporais e sensoriais, especialmente o orgasmo, processo que muitas vezes encontra barreiras para se manifestar em sua plenitude, seja em homens ou mulheres.

É importante descrever o objetivo final e conversar com o/a massagista sobre os detalhes da técnica, além de sempre procurar por clínicas especializadas ou massagistas profissionais para alcançar todos os benefícios da terapia.

Já a massagem tailandesa é derivada dos alongamentos da yoga, sendo mais energética do que física. Utiliza manobras corporais com pressão, dando flexibilidade a músculos e articulações.

A técnica abre várias possibilidades para os pacientes, como a incorporação da yoga (de forma passiva) e da acupressão – esta última, uma terapia alternativa em que se pressionam pontos específicos para aliviar dores de cabeça ou de tensão, estresse ou enjoo.(Foto: globalspaonline.com)

VEJA TAMBÉM

MAMÃES QUE DERAM LUZ RECENTEMENTE PRECISAM TOMAR CUIDADO COM CORONAVÍRUS. VEJA VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

RESTAURANTES NO EXTERIOR. COM FISK DA RUA DO RETIRO NÃO TEM ERRO. CLIQUE AQUI E ASSISTA VÍDEO

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI