BANCOS, comércio, Prefeituras. Saiba o que abre e fecha no Carnaval

bancos comércio

Em Jundiaí, a Prefeitura decidiu manter o ponto facultativo para repartições públicas neste Carnaval. Com isso, o Paço ficará fechado entre sábado(13) e terça-feira(16), reabrindo na quarta-feira, às 8 horas. Saiba como será o funcionamento de bancos, comércio e equipamentos municipais de Jundiaí(e o das Prefeituras da região) nos próximos dias:

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), Edison Maltoni, independentemente do ponto facultativo, os empresários têm autonomia para decidirem sobre a abertura do estabelecimento e concessão de folga. “Os lojistas que optarem pelo funcionamento de seu estabelecimento neste período não são obrigados a pagar hora extra, conceder folga e nem fazer acordo coletivo com o sindicato dos empregados. Também não é preciso solicitar autorização para abertura”, observa Maltoni. Ele aposta nas promoções de produtos para o verão e volta às aulas.

A Febraban informa, através de nota, que as instituições financeiras não terão expediente ao público nos dias 15 e 16 de fevereiro. No dia 17, atendimento será a partir do meio dia.

A Câmara Municipal não realizará sessão na terça(16). A votação de projetos acontecerá no dia seguinte. A pauta ainda não foi divulgada. O site do Legislativo chegou a anunciar que no dia 18 aconteceria sessão extraordinária. O aviso de pauta foi retirado do ar.

Equipamentos da Prefeitura – As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs, Ambulatórios, CAPS 1, CAPS 2 e o CAPS Infanto-juvenil não funcionam durante o período e reabrem na quarta-feira (17). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

As unidades de Pronto-Atendimento (PA) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191), do Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) e da Vila Hortolândia (avenida Prefeito José Castro Marcondes, 510) funcionam normalmente, das 7h às 18h.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PS do Hospital São Vicente de Paulo (adultos), Hospital Universitário (gestantes, crianças e adolescentes), UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos) e PA Central (praça Dom Pedro II, Centro) em período integral.

Os PA Exclusivos Covid-19 no Centro de Convivência do Idoso (CCI) (avenida Alexandre Ludke, 780) e na Vila Nova Argos (rua Monteiro Lobato, 169) funcionam todos os dias, das 7h às 19h.

Já as portas exclusivas para atendimento Covid funcionam todos os dias, das 7h às 19h no PA Retiro e 24 horas no PA Central e na UPA.

A vacinação contra a Covid-19 no sistema drive-thru segue no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva) nesta segunda (15) e terça-feira (16), das 18h às 20h. Nesses dias, poderão ser vacinados idosos com idades entre 85 e 89 anos, somente sob agendamento prévio no site ou Aplicativo Jundiaí – o sistema ficará disponível a partir das 20h desta quarta-feira (10). Já o serviço de ‘chat’ do Disque 156 Coronavírus não funcionará durante o período.

Mobilidade e Transporte – As linhas de ônibus funcionarão durante o período com suas tabelas horárias normais para cada um dos dias.

Parques – O Parque da Cidade permanece aberto todos os dias, das 7h às 18h. O aluguel de bicicletas do Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) também vai funcionar nesses dias, das 9h às 16h.

O Jardim Botânico também fica aberto todos os dias, das 7h às 18h. Já os demais parques reabertos – Parque Eloy Chaves, Parque Botânico Tulipas, Parque do Engordadouro Ângelo Costa e o Parque Antônio Garcia Machado (Jardim do Lago) – permanecem fechados no sábado (13) e domingo (14), mas abrem na segunda (15) e terça-feira (16), das 7h às 16h.

Esporte e Lazer – Os complexos esportivos reabertos Antônio Iacovino (vila Nambi), Benedito de Lima (Retiro), Francisco Álvaro Siqueira Neto (jardim Martins), Francisco Dal Santo (vila Rami), José Brenna – Sororoca (vila Municipal), Helena Cestari (vila Comercial) e Vanderlei Sperandio (jardim Santa Gertrudes) permanecem fechados entre o sábado (13) e a terça (16), reabrindo na quarta—feira (17). A exceção é o Dr. Nicolino de Luca – Bolão (Anhangabaú), que funciona no sábado (13), domingo (14) e segunda (15), das 8h às 18h, e fica fechado na terça-feira (16).

Feiras e varejões – A programação de feiras e varejões segue com normalidade durante o período e pode ser conferida no site do Agronegócio e Abastecimento.

Coleta de lixo – Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.

Educação – O administrativo da Unidade de Gestão de Educação e o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro (CMEJA), que ficam no Complexo Argos, e as escolas municipais de Educação Básica (EMEBs) permanecem fechados até a terça (16) e retomam as atividades na quarta (17).

Cultura – O setor administrativo da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que fica no Complexo Fepasa, permanece fechado entre sábado (13) e terça (16), e reabre na quarta-feira (17), às 8h. O mesmo vale para os jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, que reabrem na quarta (17), às 10h.

DAE – A sede administrativa da DAE e os postos de atendimento no Centro, Eloy Chaves e Ponte São João não terão expediente nesta segunda (15) e terça-feira (16). O Poupatempo, onde também há um posto da DAE, ainda não divulgou como será o funcionamento. Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pelo telefone 08000 133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.

PAT – O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que fica na Rua Zacarias de Goes, 530, Centro, reabre na quarta-feira (17), às 8h, somente para atendimento sobre Seguro Desemprego, que deve ser agendado pelo Portal da Empregabilidade.

Procon – O Procon Jundiaí, que fica na Rua Barão de Jundiaí, 153, Centro, no anexo da Câmara Municipal, também reabre somente na quarta-feira (17), às 8h, para atendimento presencial e pelo e-mail cip.eletronica@jundiai.sp.gov.br.

Fundo Social – O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) (avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, Anhangabaú) também não terá expediente durante o período. As atividades serão retomadas na quarta-feira (17), às 8h.

Assistência e Desenvolvimento Social – O Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) para a população em situação de rua funciona durante o período em regime de plantão e atende pelo telefone (11) 98531-0146.

Fumas – A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) permanece fechada até a terça (16) e retorna às atividades na quarta-feira (17), às 8h. Para ser atendido presencialmente, é necessário ligar ou enviar uma mensagem por WhatsApp pelo (11) 4583-1700. Já os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro seguem abertos todos os dias, das 7h às 17h.

SAUDADE DE CAIR NA FOLIA? ACESSE O JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE E RELEMBRE OS BONS E VELHOS CARNAVAIS DO PASSADO

Na região – A Prefeitura de Várzea Paulista suspendeu os pontos facultativos que aconteceriam entre os dias 15 e 17 de fevereiro. “Com o feriadão, muitas pessoas viajariam e os comerciantes ainda teriam que fechar seus estabelecimentos, prejudicando ainda mais o setor da economia que já vem sofrendo muito ao longo desse último ano”, declarou o prefeito Professor Rodolfo.

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista decidiu que, nos próximos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, não haverá ponto facultativo na cidade e os serviços essenciais e repartições públicas vão funcionar normalmente. A decisão visa conter o avanço da transmissão pelo Covid-19, evitando aglomerações.

A Prefeitura de Jarinu manterá o decreto que considera ponto facultativo os dias 15 (segunda-feira) e 16 (terça-feira) de fevereiro, além do dia 17 (quarta-feira) até 12h.

Em Itupeva, a Prefeitura manteve o ponto facultativo de Carnaval nas próximas segunda e terça-feira (15 e 16/02), e suspenso o de quarta-feira de Cinzas (17).

VEJA TAMBÉM

SEQUELAS DA COVID EM GESTANTES: ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI