Ex-secretária de Dilma, jundiaiense BEL MESQUITA não é candidata

Ana Isabel Mesquita de Oliveira, conhecida no mundo político como Bel Mesquita(na foto acima em Haia), já foi prefeita de Parauapebas, no Pará; deputada federal e também secretária nacional de Políticas de Turismo, em 2011, nomeada pela então presidente Dilma Rousseff. Bel tem 66 anos e a história dela pouco interessaria se não fosse um detalhe: ela nasceu em Jundiaí. Aliás, nas biografias da política esta é a única menção à cidade natal dela. Não há informação de quanto tempo viveu aqui, onde morou, estudou e trabalhou.

Nas eleições deste ano Bel Mesquita – que não respondeu aos questionamentos do Jundiaí Agora feitos através das redes sociais– não será candidata a nada. Ela é professora e psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(Puccamp).

Em 1996, pelo PSDB, assumiu a prefeitura de Parauapebas, a 700 quilômetros de Belém, capital do Pará. Em 2000 se reelegeu pelo PTB. Ficou no cargo até 2005, quando migrou para o PMDB. Depois, Bel Mesquita(na foto ao lado em viagem viagem oficial ao Vaticano) se elegeu deputada federal com pouco mais de 44 mil votos. De 2007 a 2011 ficou na Câmara, em Brasília. Foi membro titular das comissões especiais de Exploração dos Recursos das Terras Indígenas, da Lei do Gás e da Comissão Externa de Denúncia dos Abusos Sexuais de Adolescentes em Celas, no Pará.

Até receber o convite da ex-presidente Dilma para assumir o a Secretaria Nacional de Turismo, Bel Mesquita tentou concorrer à Prefeitura de Parauapebas novamente. Foi derrotada no primeiro turno por Darci Lermen, do PT, que obteve mais de 57% dos votos válidos. (fotos: redes sociais)

LEIA TAMBÉM

DEPUTADO JAYRO MALTONI PARTICIPOU DE VÁRIAS INVESTIGAÇÕES IMPORTANTES

HARY NORMANTON FOI CASSADO PELOS MILITARES

BENEDICTO CASTILHO DE ANDRADE FOI ELEITO EM 1894

LEMBRA DAS CÉDULAS E DAS URNAS?

VÍDEO: RELEMBRE RANDAL JULIANO GARCIA

O BARÃO DE JUNDIAÍ QUERIA ESTRADAS

A HISTÓRIA DE ELOY DE MIRANDA CHAVES