Buscando modernização, gestor diz que Jundiaí é bem ILUMINADA

A Prefeitura de Jundiaí suspendeu a chamada pública para apresentação de estudos de viabilidade de contratação de parceria público-privada de concessão para modernização e outros benefícios para a iluminação pública da cidade. O Jundiaí Agora entrevistou Adilson Rosa, responsável pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos. Para ele, a cidade é bem iluminada.

As fotos, contudo, evidenciam os extremos quando o assunto é iluminação. Acima, fotografia mostra lâmpadas e mais lâmpadas (Mapio). Mas as reclamações chegam pela falta delas.

Quem cuida deste parque hoje? CPFL ou Prefeitura?

A Prefeitura Municipal de Jundiaí.

Quanto custa?

Entre custos de empresa terceirizada e pagamentos de contas de energia, o valor de janeiro a dezembro de 2017, conforme publicado na Imprensa Oficial, foi de  pouco mais de R$ 18 milhões.

Existe estimativa de quantos quilômetros de ruas precisam de iluminação?

A UGISP não tem esta estimativa. Esse estudo integra a PMI.

Existe estimativa de quantas lâmpadas precisam ser trocadas?

A troca de lâmpadas é feita de acordo com a demanda. Graças à intensificação das rondas no início do ano passado, as solicitações feitas por meio do 156 são realizadas em até 48 horas. Portanto, não há como estimar esse número. Atualmente, o parque de iluminação de Jundiaí conta com 47.551 lâmpadas.

Estrada da Serra do Japi, no Eloy Chaves: foto Mário Sérgio Esteves de março de 2017
Adilson Rosa: responsável pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos

Quais são os bairros que mais sofrem com falta de iluminação?

A maioria dos bairros da cidade já conta com iluminação. Os bairros que ainda necessitam de implantação de iluminação são aqueles que estão em fase de regularização.

Do ponto de vista da atual administração, o centro da cidade é bem iluminado? – Existe estimativa de custos para resolver estes problemas?

A região central da cidade é bem iluminada. Inclusive, em dezembro de 2017, foram trocadas cerca de 400 lâmpadas nas ruas Barão de Jundiaí, Rosário, Rangel Pestana, Senador Fonseca e Barão do Triunfo.

Hoje, Jundiaí pode ser considera uma cidade “escura”?

Não. Jundiaí conta com um excelente parque de iluminação com capacidade para atender a demanda.

Por que o processo foi suspenso? 

A suspensão se deu pela necessidade de se cumprir trâmites legais.

Quando deverá ser publicado novamente?

A expectativa é de que seja publicado novamente nas próximas semanas.

LEIA

NÚMERO DE MORTES NO TRÂNSITO DE JUNDIAÍ CAI 20%

Existia um projeto, quando o centro da cidade foi reformado, de que toda fiação seria subterrânea. A modernização inclui isto?

A modernização no parque de iluminação prevê uma melhora no custo-benefício da utilização de tecnologias, bem como toda a remodelagem e padronização da rede.

A ideia é de que a empresa parceira assuma tudo?

A Prefeitura continuará oferecendo seus canais de atendimento para os munícipes. A ideia é criar um Centro de Controle Operacional.