jundiai de antigamente (1)Orgulho da cidade , o principal ginásio de esportes de Jundiaí tem o apelido de ‘Bolão’. Mas seu nome verdadeiro homenageia um médico filho de imigrante italiano: Dr. Nicolino de Lucca que foi querido e respeitado. O Bolão foi projetado pelo arquiteto Vasco Antônio Venchiatutti que também governou a nossa cidade nas gestões 1948-1951; 1956-1959. A inauguração ocorreu no dia 4 de outubro de 1953. O prefeito era Luiz Latorre. Aos 67 anos, o Bolão continua sendo um cartão postal de Jundiaí.

O projeto de Vasco Venchiarutti, bem no começo da década de 1950

CARTÃO POSTAL

CARTÃO POSTAL

Uma construção inovadora para época pois era uma das maiores cúpulas de concreto com vão livre no Brasil. Uma verdadeira novidade. O operários da obra contavam que tinham muito medo de retirar as estacas internas da construção com medo de tudo desmoronar sobre as cabeças deles. Então, então Vasco Venchiarutti para tirar esse medo dos trabalhadores, pegou seu próprio Jeep e amarrou cordas nas estacas e começou a retirada. Assim, acalmou e convenceu os operários de que não havia perigo algum. Na foto acima, o professor Lázaro Miranda Duarte, em 1951, registrando o início das obras do ginásio de esportes. 

O Bolão foi construído para a disputa do 18º Jogos Abertos do Interior. O primeiro evento realizado foi de basquete feminino entre Jundiaí e Itatiba. A primeira cesta oficial foi marcada por Neyde Carlos Pereira, a “Ponce de Leon”, jogadora de Jundiaí.

CARTÃO POSTAL

CARTÃO POSTAL

Anos 1970: onde hoje há o anexo, duas quadras descobertas faziam a festa da garotada que ia brincar no Bolão

O Bolão tem capacidade para receber 12 mil pessoas e foi palco de grandes equipes de nossa cidade em várias modalidades esportivas. Foi a casa da equipe de vôlei Leites Nestlé(foto acima); do time de basquete do Corinthians (que tinha Oscar Schmidt como astro) e a sede do Perdigão/Divino de Magic Paula, no basquete feminino. Foi também sede da equipe de voleibol de Jundiaí, Leite Moça.

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

O Bolão, nosso cartão postal, recebeu também, nos anos 1970, o Circo Orlando Orfei, Tim Maia, os Harlem Globetrotters. Até o presidente do Brasil, general Emílio Garrastazu Médici, conheceu o Bolão (foto abaixo). Recebido pelo então prefeito Walmor Barbosa Martins. Médici participou da entrega de diplomas do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização).

CARTÃO POSTAL

O Bolão é uma marca de nossa cidade, um orgulho, é contemporâneo e sempre será. Há 67 anos é o nosso moderno ginásio poliesportivo e sempre será!(Texto: Professor Maurício Ferreira)

VEJA TAMBÉM

PRÉ-NATAL: EXAMES EVOLUÍRAM MUITO, DIZ GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI