BOLETO FALSO: Associação Comercial alerta para golpe

BOLETO FALSO

O boleto falso é um tipo golpe que faz vítimas diariamente. Com a pandemia e o aumento de movimentações financeiras online o risco só aumenta. Para evitar armadilhas de estelionatários, a Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí orienta pessoas físicas e jurídicas a redobrarem a atenção para não serem enganadas.

São vários os truques neste tipo de golpe e vão das páginas falsas até a manipulação de código de barras. Para checar a veracidade do documento é importante a pessoa que fará o pagamento se atentar aos dados do remetente.

Outra dica é checar o nome do beneficiário. “Na hora do pagamento, quando digitamos o código de barras ou fazemos a leitura deste código pela câmara do celular, aparece o beneficiário antes da confirmação. Quando trata-se de golpe, todas as informações do boleto falso são idênticas ao original. Porém, no campo do beneficiário aparecerá o nome de uma pessoa física ou jurídica diferente do remetente real do boleto”, explica o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro.

Mark conta que recentemente uma empresa associada da ACE foi vítima deste golpe. O boleto recebido pela empresa é exatamente igual ao enviado pela entidade e constam, inclusive, os lançamentos dos serviços usados. “O código de barra do boleto verdadeiro, no entanto, é totalmente diferente, assim como o beneficiário, que neste caso era o estelionatário e não a ACE”, diz. “Por isso é bom checar as informações antes de confirmar o pagamento.”

Segundo Gabriel Piovesan, sócio-proprietário da Avile Cloud Computing, empresa parceira da Rede ACE+, para evitar este tipo de golpe é importante também as pessoas não utilizarem redes sem fio desconhecidas ou públicas, como de shoppings, restaurantes e aeroportos.

Ele também recomenda:

• Não utilize softwares não licenciados no computador, o que prática abre brechas para vírus e programas maliciosos;
• Utilize um software antivírus e o mantenha sempre atualizado;
• Mantenha o sistema operacional (Windows) do computador sempre atualizado. Muitas das vulnerabilidades exploradas pelos vírus/malwares são corrigidas nessas atualizações;
• Em caso de dúvida sobre a veracidade do boleto, entre em contato com a empresa.(Foto: blog.tecnospeed.com.br)

VEJA TAMBÉM

ANTIBIÓTICOS PODEM CAUSAR CANDIDÍASE. GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD EXPLICA. CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO

FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI