O Ford Bronco, um ícone entre os modelos off-road norte-americanos, está de volta depois de 24 anos fora de linha. Com o renascimento do Land Rover Defender e a volta do Bronco a dor de cabeça da FCA, dona da marca Jeep, vai aumentar. Os dois modelos são os principais concorrentes dos Jeeps Wrangler e Compass e a briga agora é de cachorro grande!

A estratégia da Ford foi atacar em duas pontas diferentes: a dos SUVs compactos e dos utilitários todo terreno, especialidade das concorrentes Jeep e Land Rover. Segundo a Ford, o design foi inspirado na primeira geração do Bronco, lançada em 1966, que tinha o característico desenho quadradão da carroceria.

E a aposta da Ford é pesada, tanto que o Bronco virou uma submarca da montadora e nem ostenta o tradicional oval azul.

Radical ou civilizado? O Bronco vem num mix de versões de dar nó na cabeça… Só para você ter uma ideia, são 5 opões de acabamento na versão Sport e outras 7 no Bronco G.O.A.T.. com propostas de uso e públicos completamente diferentes, o Bronco e o Bronco Sport oferecem ao todo 4 opções de motores e 3 caixas de câmbio diferentes.

Para quem é apaixonado pelo visual de um jipão nervoso, mas não abre mão do conforto e da mordomia oferecida por um SUV feito para rodar na cidade e, muito de vez em quando encara uma estrada de terra, a pedida é o Bronco Sport, que é vendido apenas na novíssima versão 4 portas. A linha Sport usa carroceria monobloco herdada do SUV Escape.

Aqui as opções são o motor 1.5 de 3 cilindros Ecoboost turbo, com 184 cavalos e 26,3 kgfm de torque. A versão top de linha usa o Ecoboost 4 cilindros turbo que produz 284 cavalos e 38 kgfm de torque.

Você é um trilheiro de raiz, curte uma pegada mais bruta e adora se meter em encrencas e atoleiros radicais? Então a opção é pelos modelos do Bronco, que é identificado pela sigla G.O.A.T. (Go Over Any Terrain ou passe sobre qualquer terreno). Só um parêntese rápido: a palavra goat, em inglês, significa bode ou cabra, que na vida selvagem conseguem andar em qualquer tipo de terreno.

Para andar em qualquer lugar, a suspensão mais elevada conta com molas e amortecedores projetados para aguentar o tranco. Aqui também são duas opções de motores, só que mais fortes para uma pegada mais forte. Como aqui o negócio é a resistência, a os modelos G.O.A.T. usam chassi herdado da Ranger. É possível escolher entre as versões de duas ou quatro portas. As portas e os painéis do teto podem ser retirados para aliviar o peso e facilitar o fora-de-estrada pesado.

O modelo de entrada dessa linha é o Ecoboost 4 cilindros turbo de 2.3 litros que entrega 274 cavalos e 42,9 kgfm de torque. Achou pouco? Então a pedida é partir logo para o mais radical um V6 2.7 biturbo de 314 cavalos e brutais 55,3 kgfm de toque!

Suspensão – Segundo a Ford, o Bronco tem a maior distância do solo (24,9 cm) e curso de suspensão (cerca de 17% mais que a do Wrangler) da categoria, além de um ângulo de entrada de 29 graus, ângulo de saída de 37,2 graus e capacidade de rodar em terrenos alagados com até 85 cm de profundidade.

A suspensão dianteira é independente duplo A, a traseira é do tipo eixo rígido com molas helicoidais. Os amortecedores Bilstein (opcionais) melhoram a capacidade de absorção de impactos extremos. A barra estabilizadora pode ser desconectada eletronicamente para melhorar o trabalho da suspensão.

De série, o Bronco G.O.A.T. vem com pneus de 35″, opcionalmente calçando rodas com Beadlocks (uma trava na banda lateral que evita o destalonamento do pneu em situações mais pesadas). Ainda na lista de opcionais, temos para-choques de aço e cerca de 200 acessórios da Ford Performance para o uso de cada cliente. Há também o chamado Trailbox, que agrega piloto automático para baixas velocidades, assistente de curvas em baixas velocidades (com o vetorizador de torque) e o One Pedal Drive, que permite usar apenas o acelerador para acelerar e frear (como em alguns carros elétricos).

PARA MAIS TEST DRIVE CLIQUE AQUI

Personalidade no interior – No interior, o Bronco conta com uma tela para o painel de instrumentos e outra de 12″ com o sistema SYNC4 que, inclusive, tem funções exclusivas como um navegador GPS para o fora-de-estrada, com trilhas mapeadas e indicadores específicos, e câmeras 360º que auxiliam nas trilhas. No lugar de carpete, o piso é lavável com pontos de dreno, além dos botões serem revestidos. Há locais prontos para receber acessórios, assim como diversas tomadas 12V.

Para comprovar sua versatilidade, o Bronco 2021 oferece diversos modos de condução (Normal, Eco, Sport, Slippery, Sand/Baja, Mud/Rutt/Rock), que podem ser selecionados para uso no asfalto ou na mais complicada trilha. Portas e teto removíveis ajudam na sensação de aventura, inclusive com as janelas traseiras tendo modulação independente do teto. O teto de tecido é item de série no modelo quatro portas, que também possui o sistema rígido.

No Brasil? Quem sabe ano que vem… O Ford Bronco 2021 será produzido na fábrica de Wayne, no Estado de Michigan, nos Estados Unidos, mas a expectativa é que a linha Sport também seja feita no México. A Ford não confirma, mas não nega, que o modelo Sport venha para o Brasil no ano que vem.

Nos EUA, o Bronco Sport começou a ser vendido esta semana por preços que vão de US$ 26.660, cerca de R$ 142 mil em conversão direta e alcançam os US$ 59.305, cerca de 317 mil reais na versão First Edition mais radical. ©Joaquim Rimoli|AutoMotori 2020, com informações da Ford Motor Co.

VEJA TAMBÉM

MAMÃES QUE DERAM LUZ RECENTEMENTE PRECISAM TOMAR CUIDADO COM CORONAVÍRUS. VEJA VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

RESTAURANTES NO EXTERIOR. COM FISK DA RUA DO RETIRO NÃO TEM ERRO. CLIQUE AQUI E ASSISTA VÍDEO

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI