Assaltados, carteiros não fazem ENTREGAS na zona norte de Várzea

Na última sessão da Câmara Municipal de Várzea Paulista, o vereador Weslen Gomes Campos (PTN) denunciou a decisão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de não mais realizar entregas na zona norte de Várzea Paulista. Os carteiros vêm sofrendo seguidos assaltos naquela região da cidade.

Weslen é carteiro, está afastado da profissão e foi assaltado seis vezes quando estava na ativa. Ele apresentou um requerimento aos Correios questionando se o serviço de entrega será retomado e se os carteiros voltarão a contar com escolta de seguranças.

O Jundiaí Agora – JA – entrou em contato com a assessoria de imprensa dos Correios que confirmou a realização de procedimentos diferenciados para a entrega de encomendas em regiões onde há altos índices de roubos. Além da zona norte de Várzea, a assessoria citou também Jundiaí.

A nota oficial dos Correios:

Em localidades com alto índice de assaltos, como é o caso de algumas regiões de Jundiaí e da zona norte de Várzea Paulista, os Correios adotam procedimentos diferenciados para a entrega das encomendas em pacotes.

Tais procedimentos podem variar desde prazos dilatados até entrega com escolta armada ou entrega interna, isto é, o objeto deve ser retirado na unidade dos Correios. Neste caso, o carteiro deixa um aviso de chegada no endereço do destinatário, que deverá se dirigir à unidade dos Correios indicada, portando documentos que permitam a sua identificação, para fazer a retirada do objeto.O objetivo do procedimento é manter a integridade do objeto postal e do carteiro.

VEJA TAMBÉM:

CRIANÇAS DESAPARECIDAS: RECIBOS DE PEDÁGIOS COM FOTOS NOVAS

As medidas adotadas para cada região levam em consideração o histórico de delitos cometidos contra os Correios. Periodicamente a área de segurança da empresa realiza estudos para verificar se as condições de segurança das regiões em questão voltaram à normalidade. Porém, por se tratar de assunto relacionado à segurança, a empresa não divulga estatísticas, valores ou detalhes sobre medidas de segurança.

Ressalta-se que os consumidores são informados sobre a entrega diferenciada no momento da postagem nas agências. A informação também consta no comprovante de postagem. Além disso, é possível consultar o CEP com restrição de entrega no portal dos Correios: https://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/areas-com-restricao-de-entrega-domiciliar.

ENTREGAS
Carteiro afastado: vereador foi roubado seis vezes

Os Correios desenvolvem ações preventivas em parceria com os órgãos de segurança, em nível estadual e federal, para investigar e coibir os assaltos. As ocorrências são imediatamente comunicadas aos órgãos de segurança pública (Polícia Federal, Polícia Militar) para as devidas providências investigativas.

A empresa indeniza os clientes por eventuais serviços não prestados, atraso na entrega, devolução/entrega indevidas ou, ainda, por inconformidades que comprometam a integridade do conteúdo do objeto, como avaria, espoliação, extravio, roubo etc. Todas as orientações sobre procedimentos a serem adotados quando a encomenda não é entregue, bem como os tipos de indenizações, estão disponíveis no site dos Correios: http://www.correios.com.br/para-voce/precisa-de-ajuda/o-que-fazer-se-sua-encomenda-nao-chegou

O acompanhamento do objeto postal pode ser feito no site dos Correios http://www.correios.com.br/para-voce – Rastreamento de objetos. Lembrando que só os objetos registrados podem ser rastreados.

Os Correios permanecem à disposição da população pelo Fale com os Correios, pelo site http://www.correios.com.br/sobre-correios/fale-com-os-correios/ ou pelo 0800 725 0100, para sugestões, elogios e reclamações de todas as cidades. (foto acima: EBC)