Amarelão, espinhela caída? Operação? Vá para a CASA DE SAÚDE

CASA DE SAÚDE

Além do Hospital São Vicente, Jundiaí contou com a Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio durante muitos e muitos anos. No final da década de 2010, a instituição agonizava pela falta de verbas. Em 2014 foi transformado em Hospital Regional. Não há como esconder a saudade que a Casa de Saúde deixou nos jundiaienses com mais de 40 anos. Médicos e enfermeiros atendiam qualquer tipo de doença. Não interessava a complexidade…

Mas quem foi Domingos Anastásio? Este médico que hoje é tido como ‘santo’ por muitos se formou em medicina em 1898, em Roma. Chegou ao Brasil em 1904. Cinco anos mais tarde se mudou para Jundiaí.

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

O mito do dr. Domingos Anastasio começava: ele ia até a casa dos pacientes e não cobrava nada. Doava remédios e dinheiro para que os doentes não interrompessem os tratamentos de saúde.

A Casa de Saúde nos anos 1940
Década de 1950
Comecinho dos anos 1960

Por 14 anos, dr. Domingos Anastasio trabalhou no Hospital São Vicente de Paula, onde ao lado de outros compatriotas fundou a Fratellanza do Mútuo Socorro, destinada a atender os imigrantes italianos.

Em 1924, foi responsável por transformar a antiga Sociedade Fratellanza na Casa de Saúde, ampliando o atendimento médico para os demais cidadãos. O médico foi vítima de um AVC e morreu dias depois. O túmulo dele, no cemitério Nossa Senhora do Desterro, é visitado até hoje. Muita gente acredita que o médico italiano faz milagres. (Foto principal: Mário Sérgio Esteves)

VEJA TAMBÉM

SAIBA O QUE PODE CAUSA CANDIDÍASE NESTE VERÃO. CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO

NA FISK DA VILA VIRGÍNIA, NA RUA DO RETIRO, PARCERIA ESPECIAL COM A CDL

VEJA COMO FOI A 103ª FORMATURA DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI