Aos 24 anos, Guilherme Zafani (PSC) é o mais jovem presidente que a Câmara de Várzea Paulista já teve. E está liderando o Legislativo num período conturbado. Os vereadores estão sendo pressionados pela população. Muita gente está insatisfeita com o segundo mandato de Juvenal Rossi(PV). Na sessão da semana passada houve protesto. Nesta terça(2), novas manifestações deverão ocorrer. O jovem presidente informa que a Câmara pode instalar uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades cometidas pela atual administração. Será um desdobramento da Operação Ouro Verde feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O pedido de abertura, inclusive, pode ocorrer hoje. Na mira a Organização Vitale, que administra unidades de Saúde na cidade e licitações com suspeita de superfaturamento.

Um dos funcionários da Vitale, Paulo Câmara afirmou, em dezembro do ano passado, que pagava propina para agentes públicos de vários municípios. Os secretários de Saúde e de Comunicação de Várzea Paulista foram citados no depoimento, segundo o site G1 divulgou na época. Zafani, em seu primeiro mandato e pela primeira vez como presidente do Legislativo, tenta ser político ao falar do prefeito. Mas, pela nota que dá para o segundo mandato de Rossi, também não está satisfeito com o que está vendo. A entrevista com Guilherme Zafani(na foto com Juvenal):

Vereadores afirmam pelos bastidores da Câmara que existe a possibilidade de abertura de uma Comissão Especial de Investigação…

Sim. As razões são pelos fatos que ocorreram recentemente. O caso da Operação Ouro Verde e também indícios de licitações com superfaturamento e obras que não foram entregues no prazo contratual, entre outros motivos.

Qual nota o senhor dá para Juvenal?

Eu não vou dar nota do primeiro mandato por que eu não era vereador para pode dizer com mais responsabilidade. Para o segundo mandato, este agora, a minha nota no momento é 5.

O senhor tem informações sobre as contas da Prefeitura no Tribunal?

Pela informação que tenho, as de 2015 foram reprovadas. As de 2016 correm grande risco de serem reprovadas também…

Como é o relacionamento do senhor, como presidente da Câmara, e o prefeito?

É tranquilo. Aquilo que o prefeito tiver de bom para a cidade, apoiarei, porém se algo estiver errado, fiscalizarei e investigarei.

Os vereadores recebem muitas reclamações da população?

Temos bastante reclamação com os problemas “crônicos” da cidade que é a falta de infraestrutura. A área de saúde também tem reclamações.

Os vereadores são bem atendidos?

Olha, sobre ser bem atendido pelo prefeito, acredito que todos vereadores são, até pelo respeito que existe entre nós e o chefe do Executivo. Porém, cobramos que o prefeito atenda bem a população. São os moradores que precisam ser bem atendidos, na minha opinião…

Existem números de quantos pedidos dos vereadores foram atendidos pela Prefeitura?

Infelizmente não temos uma estatística assim. Mas, se existisse tenho certeza de que o número de atendimentos de pedidos não seria alto. Nossos pedidos não estão sendo atendidos desde 2017. Lembrando que são demandas da população que nos procura e depois cobra. Como representantes da população levamos até o Executivo para que ele resolva os problemas. Infelizmente, muita coisa não é atendida…

A população está se mobilizando e fazendo protestos. Na terça-feira houve uma manifestação…

Sim. Moradores do bairro São Guido fizeram um protesto pacífico. Eles não têm asfalto. As ruas precisam de manutenção. Hoje, estão em péssimas condições e nada é feito. Por isto, os moradores foram até a Câmara. Nós, vereadores, estamos do lado deles. Já pedimos manutenção para este e outros bairros e não somos atendidos.

2020 é ano de eleição. Já dá para falar sobre a situação política de Várzea?

Ainda não sei como ficará o quadro eleitoral do próximo ano. Ainda é muito cedo. Acredito que a atual administração terá um nome para concorrer já que Juvenal está terminando o segundo mandato e não poderá disputar novamente. Deveremos ter mais uns três nomes na disputa…

O senhor poderá ser candidato?

Tem bastante pedido da população para que eu venha disputar a Prefeitura. Hoje estou focado no trabalho de presidente da Câmara e darei o meu melhor até o final. Contudo, é claro que se for a vontade da população eu poderei sim concorrer a eleição para Prefeitura. Acredito na renovação.

QUER VIAJAR NO TEMPO? CLIQUE AQUI

JÁ ACESSOU O FACE DO JA HOJE?