CETESB revela plano de ação da Frango Ad’Oro contra mau cheiro

CETESB REVELA

A Cetesb, a companhia ambiental do Estado de São Paulo, revelou o plano de ação apresentado pela empresa Frango Ad’Oro(foto aérea/Google Earth), acusada por moradores de Várzea de exalar mau cheiro no final de janeiro.

Segundo nota divulgada pelo órgão, o planejamento já está em andamento e inclui a adequação dos sistemas de tratamento de gases. Também prevê procedimentos de manutenção e reforma de instalações.

A Frango Ad’Oro se comprometeu a substituir equipamentos, fechamento de tanques e algumas áreas, além de dar treinamento de funcionários;

A nota termina com a informação de que a Cetesb acompanha as ações da Frango Ad’Oro. “Outros pontos do plano de ação serão avaliados após a empresa apresentá-los em projetos detalhados”.

O texto não detalha, por exemplo, quais as adequações dos sistemas de tratamento de gases terão de ser realizadas. Também não cita prazos.

Relembrando – No dia 28 de janeiro, o JA começou a acompanhar as queixas de moradores indignados com o odor ruim que a Frango Ad’Oro vinha liberando.

Fiscais da Cetesb e até o secretário de Meio Ambiente de Várzea, João José de Lima, estiveram na empresa. Dois dias depois, a companhia ambiental foi questionada pelo Jundiaí Agora e afirmou que a empresa tinha sido multada em R$ 53 mil.

Segundo o órgão que cuida do meio ambiente no Estado, “a empresa emitiu substâncias odoríferas na atmosfera em quantidade perceptível fora da propriedade dela, ocasionando inconvenientes ao bem-estar público”.

Na ocasião, a direção da empresa informou que tomaria providências em 20 dias para acabar com o problema. Além disto, iria marcar uma reunião com líderes da comunidade para mostrar o que tinha sido feito.

No dia seguinte, novas reclamações de mau-cheiro proveniente da Frango Ad’Oro foram feitas.

Quase no final de fevereiro, a Cetesb determinou que a Frango Ad’Oro apresentasse um plano para acabar de vez com o mau cheiro. 

ACESSE

O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA. É SÓ CLICAR AQUI.