Se na semana passada dedicamos espaço à nova geração do Ford Mustang GT500 Shelby, agora chegou a vez de mostrarmos como anda o seu principal rival: o Chevrolet Camaro. O muscle car da GM também passou por uma profunda reestilização, tudo para encarar o conterrâneo. Além dos dois modelos serem fabricados nos EUA, Camaro e Mustang nasceram em Detroit, o berço da Ford e da Chevrolet.

A versão 2019 do Camaro também busca uma identidade que o coloque na categoria dos superesportivos. Aqui no AutoMotori preferimos classificar o Camaro e o Mustang, que nasceram como pony cars, por serem pequenos e potentes, e se transformaram em dois belíssimos muscle cars norte americanos.

O Camaro evoluiu, ganhou um desenho mais invocado, transmissão automática sequencial de 10 marchas e, para não ficar atrás do cavalo da Ford, também ganhou sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros, que permite literalmente “fritar” os pneus.

O Brasil terá apenas a versão do Camaro SS, nos EUA ele têm até uma versão 4 cilindros turbo, que usa o mesmo motor do Equinox. A promessa é que ele desembarque por aqui até março.

Para justificar a marra de musculoso, a versão SS usa o motor V8, 6.2 litros, de 461 cavalos e torque máximo de 62,9 kgfm. Ele será vendido nas versões cupê e conversível.

Novo DNA – As mudanças no visual se concentraram basicamente na dianteira e na traseira, com novos faróis em Full LED, além do capô, grade e para-choque remodelados.

Os designeres buscaram integrar forma e função, com evoluções aerodinâmicas, uma delas quase imperceptível é a gravatinha da Chevrolet da grade que passou a ser vazada.

Na parte traseira, que se integra com harmonia ao restante do carro, o destaque são as novas lanternas, que fazem uma releitura da primeira geração do clássico, de 1968.

Para deixar o visual mais invocado, rodas de 20 polegadas com novo desenho, que no cupê trazem pintura acetinada e no conversível são pintadas de preto.

10 marchas – Outro avanço está na nova transmissão automática sequencial de 10 marchas, que substitui a anterior, de oito.  Mais eficiente, o câmbio otimiza os escalonamentos e torna a condução do veículo ainda mais prazerosa. A relação entre as trocas ficou mais curta e permite que o motor trabalhe em giros mais altos, o que garante mais felicidade ao motorista quando pisa fundo no acelerador nas retomadas e ultrapassagens, dando mais vigor e atitude digna de um esportivo.

Outra vantagem está no ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível.

Graças à nova transmissão, o Camaro ganhou a função de controle de largada que permite arrancar forte sem perder tração.  Para uma experiência diferenciada, o controle de largada pode ser regulado, mudando a faixa de rotação do motor e a porcentagem de escorregamento das rodas.

O motor traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor.  Com ele, o Camaro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê.

A função de aquecimento de pneus, permite que as rodas traseiras patinem, fritando os pneus para que eles fiquem aquecidos numa largada com o sistema de arrancada. Uma bobagem, que vai fazer a felicidade de quem adora ver a fumaceira e não liga para ter de gastar com novos pneus se exagerar na dose…

O preço? A GM só deve divulgar quando o carro estiver para chegar às lojas…©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2019 com informações da GM


Comercial da semana

Uma robô apaixonada por carro

Às vezes os publicitários dão uma apelada para mostrar que os seus carros são os melhores, apaixonantes, cativantes etc… Neste comercial, o Kia Forte está sendo apresentado para um seleto grupo de convidados. Como hostess, que são àquelas moças que ficam ao lado do carro para dar um charme extra nos eventos, um grupo de robôs femininos.

Só que um convidado bem sem noção resolve olhar o carro “com as mãos”, uma expressão que minha mãe usava com frequência para me advertir sobre o péssimo hábito de querer colocar a mão onde não devia…

Só que o rapaz não contava com a presença de uma robô mal-humorada, que vai se irritando com a falta de educação do convidado…

O resultado, digno dos filmes do Schwarzenegger em o Exterminador do Futuro, você confere vendo o comercial, sem esquecer de deixar a sua curtida lá no Youtube, ok?©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2019


MAIS TEST DRIVE

OS NOVOS SHELBY GT500

CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY É NOTA 10!

HONDA CR-V 2019 É TUDO QUE SE ESPERA DE UM VERDADEIRO SUV DE LUXO

T-CROSS

JA E AUTOMOTORI NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

NISSAN MARCH OFERECE CONFORTO DE MODELOS PREMIUM