CHEVROLET ONIX: Avaliamos o carro mais vendido no Brasil

O Chevrolet Onix foi lançado em 2012 determinado a roubar a coroa de líder do Gol, que durante 25 anos foi o mais vendido do Brasil. Quatro anos depois, o hatch compacto da GM assumiu a ponta e definitivamente caiu no gosto do consumidor. Hoje ele é líder absoluto na preferência do brasileiro, feito que comemora três anos consecutivos, com sucessivos recordes de vendas no mercado. Mas afinal, qual é o segredo do sucesso do Chevrolet Onix?

Dentro do segmento dos hatches pequenos, que responde por mais de 1/3 das vendas totais de automóveis no País, o Onix vem dando trabalho aos concorrentes. Para se ter uma ideia, no acumulado de vendas entre janeiro e abril, segundo dados da Federação Nacional dos Revendedores de Veículos (Fenabrave), o Onix acumulava 75.130 unidades vendidas, quase 8 mil carros à mais que as vendas somadas do segundo e terceiro colocados, respectivamente Hyundai HB 20 (34.738 unidades) e Ford Ka (32.765 unidades).

Para tentar descobrir porque o hatch vende tanto, avaliamos durante uma semana a versão LTZ 1.4 litro, de 106 cavalos, usando o hatch no dia a dia. Logo de cara ficaram evidentes algumas das muitas qualidades do modelo, entre elas o bom acabamento interno, o motor esperto, o conforto da transmissão automática e a economia.

Para a GM, a explicação está na inovação. Seguindo a fabricante, o Onix atende ao desejo do consumidor , cada vez mais conectado. Aliado à tecnologia, o hatch oferece um conjunto imbatível de design e eficiência energética.

A partir deste ano as versões do modelo equipadas com o multimídia My Link contam com câmera de ré, independentemente do tipo de motorização. No quesito segurança, todas as versões passaram a contar com apoio de cabeça e cinto de segurança três pontos para o passageiro que viaja no meio, no banco traseiro.

O Onix se destaca também pelo desempenho e eficiência energética acima da média do segmento seja no modelo equipado com motor 1.0 ECO, com 80 cavalos e com transmissão manual de seis marchas, ou na configuração equipada com o motor 1.4 ECO de 106 cv, com transmissão manual ou automática de seis marchas.

Novidades à vista! – E como diz o antigo ditado: “jacaré que dorme vira bolsa”, a GM está ligada nos movimentos da concorrência para se manter na ponta e não repetir o erro do Gol, que durante anos dormiu em berço esplendido… A Hyundai, por exemplo, já prepara uma nova geração do HB20, que deve passar por uma profunda reestilização e ganhar mais tecnologia provavelmente ainda este ano…

Aproveitando o sucesso do Onix, não só no nosso mercado, mas em toda a América do Sul, a GM desenvolve uma nova família global de veículos prometendo surpreender o mercado com design inovador e tecnologias inéditas.

A principal novidade será o novo Onix, que passa a ser um nome global tanto para a versão hatch quanto para o sedã, que atualmente é vendido como Prisma.

O Onix sedã, que já estreou na China, chega em breve ao nosso mercado, provavelmente em julho. O modelo ficou com o visual claramente inspirado no Cruze e provavelmente terá motor 1.0 turbo de 125 cavalos. O modelo, que terá entre-eixos maior, deverá conviver durante um tempo com a geração atual.

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E logo em seguida virá o Onixhatch, que ainda é um segredo muito bem guardado pela fabricante. Que assim como o Onix/Prisma sedã, a nova versão irá dividir espaço com a atual por um bom tempo. ©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2019

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