A Ciacom – Companhia de Comunicações – é um destes lugares que os jundiaienses com mais de 40 não se esquecem. O ‘quartel velho’ ficava na rua do Rosário, vizinho do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Sua arquitetura era pomposa. E a presença dos soldados nos portões dava um charme especial ao prédio.

Quem serviu o 12º Grupo de Artilharia de Campanha nos anos 1980 sabe que naquela época o local já estava completamente deteriorado. Os soldados do GAC tinham de montar guarda ali já que era área militar. Mesmo assim as velhas paredes guardavam a soberba dos velhos dias de glória. Os salões que davam para a rua do Rosários eram magníficos. Os tetos eram altos e decorados. Havia lustres luxuosos.

Depois, a Ciacom virou estacionamento. Parte da fachada exuberante ficou intacta por algum tempo. Depois, sumiu. E da Companhia de Comunicações restaram apenas fotos amareladas. Como a que abre este texto: nos anos 1960, soldados da Ciacom faziam o juramento à bandeira em plena praça Ruy Barbosa. A imagem registra a presença dos professores Pedro Fávaro e Nassib Cury(foto: Roberto Merighi)

Anos 1920: a praça Rui Barbosa nem existia. Era ainda um “rapadão”. Mas a Companhia de Comunicação estava lá. (Foto: José Roberto Moreira)
1941: A praça Ruy Barbosa, formosa, parecendo um jardim, deixa a Ciacom ainda mais bonita (Foto Janczur)
Esta foto foi tirada nos anos 1950. Além da beleza do prédio é possível ver como Jundiaí era tranquila naquela época
1956. A praça e a Ciacom ao fundo. (Foto Major Alípio Gama da Silva/Arquivo Jorge Luiz Christophe)
Desfile de 7 de Setembro de 1960. A festa cívica era na avenida Jundiaí. Os soldados e veículos da Ciacom chamavam a atenção de todos
Mais uma foto dos anos 1960. A tropa marcha sob o olhar do saudoso sargento Fernandes
1972: quem serviu sabe o que é isto: uma formatura. (Foto Mario Luiz Fernandes)


COMPANHIA DE COMUNICAÇÕES, SÓ EM FOTOS VELHAS…

Hoje, não há mais Ciacom. Um prédio histórico virou estacionamento. E a cidade ficou sem graça…

QUER VIAJAR DE VOLTA AO PASSADO E REVER UMA JUNDIAÍ QUE NÃO EXISTE MAIS? CLIQUE AQUI!

NÃO DEIXE DE ACESSAR O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA.