CICLOTURISMO: Região vai ganhar rota com 432 quilômetros

cicloturismo

O Circuito das Frutas, está preparando um projeto para incentivar o cicloturismo na região. A rota envolverá as cidade de Atibaia, Itatiba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo e terá 432 quilômetros de extensão. Os objetivos são atender à demanda de cicloturistas que têm interesse em um novo produto relacionado ao segmento e privilegiar as áreas rurais com atrativos e práticas do turismo rural, além de plantações de frutas que proporcionam belas paisagens tornando o passeio mais atraente. Ainda não existe data para a implantação das rotas que já foram mapeadas.

O projeto, tido como o maior para este ano, foi revelado durante reunião virtual entre representantes do circuito e que reconduziu o prefeito Luiz Fernando Machado, de Jundiaí, à presidência do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, na semana passada. De acordo com texto divulgado no site da Prefeitura de Itupeva, a rota será criada em breve. Segundo o vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafá, que participou do encontro on-line, “essa iniciativa tem evoluído nos últimos anos, justamente pelo crescimento de interesse da população nesta modalidade esportiva, e futuramente o projeto trará bons frutos, resultando em desenvolvimento para a região turística como um todo”.

O investimento inicial previsto é de R$ 150 mil para o desenvolvimento da rota de cicloturismo, incluindo estudos técnicos necessários e desenvolvimento de material de divulgação do trajeto. O recurso para a implementação do projeto virá do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas.

De acordo com nota da Prefeitura de Jundiaí, o Estado de São Paulo possui poucas rotas estruturadas e esse é um segmento que está em franca expansão. O projeto não prevê a implantação de ciclovias e sim a priorização das estradas rurais. “Uma rota de cicloturismo não requer ou se refere à implantação de ciclovias. Esse tipo de rota aproveita as vias secundárias já existentes”, afirma o texto da Prefeitura de Jundiaí.(Foto: Jornalista que Correm//Oakley)

VEJA TAMBÉM

MAMÃES, VOCÊS NÃO PODEM TOMAR A VACINA CONTRA A COVID. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI