CIDADES da região na Fase Amarela. Prefeito comenta avanço

CIDADES DA REGIÃO
Foto: Governo do Estado de SP

O governador João Doria divulgará, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que as cidades da região de Jundiaí poderão ir para a Fase Amarela já a partir deste sábado(8). A informação é do jornal A CidadeON Campinas Com isto, bares, restaurantes e salões de beleza voltarão a funcionar, além de outros tipos de estabelecimentos. A Prefeitura de Jundiaí deverá publicar decreto permitindo reabertura de comércios e serviços ainda nesta sexta-feira. Com isto, funcionamento estaria liberado amanhã, como ocorreu há 15 dias, quando Jundiaí e região passou da Fase Vermelha para a Fase Laranja do Plano São Paulo de flexibilização de atividades durante a pandemia de coronavírus. Veja vídeo com comentário do prefeito Luiz Fernando Machado:

Jundiaí faz parte da região de Saúde de Campinas, juntamente com outras 41 cidades. Com o avanço de Campinas, toda Aglomeração Urbana(AUJ), composta por Jundiaí, Várzea, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Louveira e Cabreúva, também será beneficiada. Há um mês, quando Campinas voltou para a Fase Vermelha, autoridades de Jundiaí disseram que os números da cidade eram muito melhores que os da sede regional de Saúde. Ocorreram tentativas de desvincular a AUJ da região de Campinas, sem sucesso.

O que pode funcionar – Na fase amarela, o comércio e shoppings (inclusive a praça de alimentação, desde que seja em local aberto) podem funcionar durante seis horas por dia, e também podem abrir restaurantes, bares, salões de beleza e academias. Atualmente, na fase laranja, o funcionamento permitido é de quatro horas.

O comércio também pode aumentar a capacidade de atendimento de 20% para 40%. No caso dos restaurantes, podem funcionar somente aqueles que operam em espaço aberto, durante seis horas por dia, e com atendimento até no máximo as 17h.

O funcionamento por seis horas diárias e 40% da capacidade também se aplica aos salões de beleza. Para as academias, a capacidade autorizada é de 30%, também durante seis horas por dia, com agendamento prévio e hora marcada. Aulas em grupo continuam suspensas, de acordo com o jornal A CidadeON Campinas.

Expectativa – No último dia 5, o Jundiaí Agora publicou a expectativa da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, em relação a Campinas. Na ocasião, ela informou que havia uma possibilidade grande de a região de Campinas avançar para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo, de flexibilização da quarentena, a partir da próxima semana. A informação(e o vídeo abaixo) foi publicada no jornal A CidadeON Campinas. 

Na ocasião, Patrícia Ellen afirmou que “a expectativa se justifica pelos indicadores atingidos pela região do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas. “A ocupação de leitos de UTI está em 68,5% e o número de óbitos caiu 8% em uma semana”, disse ela. “Se mantiver (esses indicadores) até sexta, existe uma possibilidade muito grande de Campinas avançar de fase, estamos nessa expectativa”, afirmou.

VEJA TAMBÉM

TUDO SOBRE DESCOLAMENTO OVULAR. CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO COM A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

RESTAURANTES NO EXTERIOR. COM FISK DA RUA DO RETIRO NÃO TEM ERRO. CLIQUE AQUI E ASSISTA VÍDEO

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI