A nova safra de sedãs médios oferece um cardápio completo. Os modelos evoluíram e, além do design mais atraente, vem carregados de novas tecnologias. E entre tantas boas opções um modelo se destaca pela ousadia. Estou falando do novo Civic Touring.

A versão esportiva da décima geração do sedã da Honda carrega uma longa lista com várias das mais cobiçadas tecnologias automotivas: injeção direta, turbo, faróis LED, isso para citar apenas algumas.

Chama a atenção é que desta vez a Honda conseguiu fazer uma combinação perfeita desses avanços, transformando o sedã num daqueles carros que você sente vontade de passar o dia inteiro rodando com ele…

Desenvolvido com uma forte influência do pessoal da engenharia e do marketing da marca nos Estados Unidos, o Civic subiu vários degraus na escala de evolução.

O design da carroceria, com traços fortes, marcantes, com superfícies complexas cheias de inusitadas curvas e linhas retas, passa a sensação de força, agressividade. Curiosamente, esse visual musculoso, bombadão, consegue passar uma imagem de luxo e exclusividade.



Olhando o carro de frente fica difícil de associar a versão Touring das demais versões do Civic. Os faróis multifacetados, que remetem aos olhos de uma fera mitológica, garantem a cara de mau.

Se por fora o novo Civic consegue provocar essa riqueza de sensações, a primeira impressão ao sentar em frente ao volante e que você está no comando de um superesportivo. A posição de dirigir, o painel e o console mais altos, aliados aos bancos envolventes se encarregam dessa atmosfera.

Um equipamento, exclusivo desta versão e presente no topo de linha da Honda, o Accord, é a câmera instalada no retrovisor direito. Ao ligar o pisca para mudar de faixa ou para fazer uma conversão, ela automaticamente é acionada, projetando a imagem direto na tela do multimídia (veja o vídeo). Um equipamento útil, principalmente quando se roda pelas marginais de São Paulo, onde as motocicletas circulam em alta velocidade entre as faixas…

Easter Egg – Ah, lembra que há algumas semanas, no live do Test Drive no Facebook, nós mostramos os Easter Eggs? Para quem não lembra, eles são uma brincadeira que algumas fabricantes de automóveis fazem, escondendo imagens e ilustrações em vários lugares do carro. No caso do Civic Touring, o Easter Egg (que significa ovo de páscoa em inglês) está escondido num tapetinho de borracha dentro do console central, entre os dois bancos dianteiros… Ele faz uma homenagem ao desenvolvimento tecnológico da marca e a sua presença nas pistas de competição. Tem até o novo avião da Honda. Veja a foto.

Downsize em alta – Quando falamos do equilíbrio do conjunto, a dirigibilidade do novo Honda Civic Touring se destaca. Com respostas rápidas do acelerador, volante preciso e suspensões que transmitem segurança, o sedã mostra ser fruto de um projeto que leva em alta conta a coerência.

O motor 1.5i-VTEC é sobrealimentado por uma turbina e pela injeção direta, que se encarregam de levar a mistura de ar e combustível ideal. Traduzindo: torque, acelerações rápidas combinados com baixos índices de emissões e consumo.

Rendendo 173 cavalos a 5.500 rpm, e torque máximo de 22,3 kgf.m disponíveis a partir de 1.700 rpm, o motor da Honda, batizado com o slogan da marca “Earth Dreams” (sonhos da terra), apresenta uma curva de torque bastante plana, que amplia o conforto ao dirigir. Vale lembrar que o modelo trabalha apenas com gasolina. A transmissão continuamente variável – CVT, responde bem ao acelerador, com retomadas rápidas, garantindo segurança em ultrapassagens e nas arrancadas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,6 segundos.

Se na cidade o Civic se mostra ágil, na estrada o câmbio CVT, que busca sempre a relação de marchas ideal, faz com que o motor trabalhe em regimes de rotação bem baixos. A 120 km/h o ponteiro fica abaixo das 2 mil rpm. O que isso quer dizer? Economia! Em alguns trechos chegamos a registrar médias de consumo acima de 19 km/l.  Na cidade, rodando de maneira econômica e com trânsito mais leve, o Touring chegou a fazer médias de 13 km/l.

Resumo da ópera – Custando a partir de R$ 126.600, lembrando que o valor pode variar, dependendo do tipo de pintura e da região do País), o Honda Civic Touring é um carro completo e capaz de satisfazer o gosto de consumidores exigentes. É o modelo mais caro comparado aos principais concorrentes, porém é capaz de entregar cada real gasto dando em troca excelentes sensações, seja pelo visual marcante, pela posição de dirigir e o conforto, ou acelerando forte.  ©Joaquim Rimoli | AutoMotori


Chuck Norris faz picape se transformar em super-heroína

Nos Estados Unidos as picapes estão entre os veículos mais populares entre os consumidores. E a briga pela preferência dos compradores é grande! Por lá, a Toyota briga de perto com as poderosas Ford F150 e Chevrolet S10. E para se destacar nesse mercado vale tudo, até apelar para a fama de durão do ator de filmes de ação Chuck Norris.

No filme, lançado há poucas semanas, o dono de uma picape Tacoma pede para que o ator assine sua picape, que ganha superpoderes… O que acontece? Veja o vídeo, que é uma doideira! Bom divertimento! ©Joaquim Rimoli | AutoMotori


ASSISTA

OS CARROS VOADORES JÁ SAÍRAM DAS TELAS DOS CINEMAS