COLETES à prova de bala são destruídos em Louveira

A Secretaria de Segurança de Louveira realizou na sede da Guarda Municipal, a destruição de 63 pares coletes à prova de balas usados diariamente pelos GMs da cidade. A destruição dos coletes com validade vencida é uma exigência do Exército Brasileiro presente na legislação do país.

As placas balísticas foram picotadas e levadas para a reciclagem, e as fibras podem ser usadas futuramente na composição de alguns pneus e capacetes, construções aeronáuticas, fabricação de cintos de segurança, entre outros.

Como funciona um colete à prova de balas? O funcionamento de um colete é igual a de uma cama elástica. A bala entra em contato com o colete e as fibras, extremamente organizadas, absorvem uma parte da energia do impacto eliminando o projétil e protegendo a pessoa que está manuseando o colete.

Os coletes à prova de balas que são usados pelos GMs da cidade são de aramida do tipo kevlar, fibra sintética, leve e muito resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso.


LEIA:

SUSPEITA DE FURTAR ÔNIBUS E CAUSAR ACIDENTE GRAVE FAZ TRATAMENTO PSICOLÓGICO