CONSUMIDOR, fundamental para o sucesso de todo negócio

CONSUMIDOR

“Todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido”. A frase, proferida em um discurso ao Congresso norte-americano pelo então presidente dos EUA, John F. Kennedy, em 15 de março de 1962, resultou na escolha da data do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

Para comemorar a data, celebrada nesta sexta-feira (15), a criação de promoções ao longo da semana ou do mês é uma das estratégias utilizadas pelos empresários.

Na opinião de Edison Maltoni, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), o consumidor é extremamente importante para a economia e para o desempenho do setor varejista.  “Homenageamos os consumidores da nossa Região porque sem eles as lojas não existiriam”, afirma.

Maltoni destaca ainda que cada vez mais, programas de conscientização têm sido feitos para que consumidores e a classe fornecedora sejam praticantes de seus direitos e deveres.  “O objetivo de todo empreendedor deve ser satisfazer a demanda do setor mercado-alvo, o que significa um impulso nas vendas da organização e a satisfação do consumidor”, observa.

Dados – Elaborado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o  Índice de Confiança doConsumidor (ICC) paulistano avançou pelo sétimo mês consecutivo: alta de 8,4%, ao passar de 128,6 pontos em janeiro para 139,4 pontos em fevereiro, o maior patamar desde junho de 2013, quando atingiu 145 pontos. Em relação ao mesmo período de 2018, a elevação foi ainda maior (15,6%).

Os dois quesitos que compõem o indicador avançaram neste mês, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) registrou alta de 16,6%, de 96,3 pontos em janeiro para 112,2 pontos em fevereiro. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) aumentou 4,8%, – 150,2 pontos em janeiro para os atuais 157,5 pontos. No comparativo anual, ambos registraram altas (de 13,3% e 16,8%, respectivamente).

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