Honda CR-V 2019 é tudo que se espera de um verdadeiro SUV de luxo

Importado dos EUA, onde aliás ele figura na sexta posição entre os carros mais vendidos do maior mercado de automóveis do planeta, a nova geração do Honda CR-V deixou de ser aquele SUV tímido e discreto para se transformar num autêntico utilitário esportivo de luxo.

O modelo ficou maior, mais bonito e tomou um banho de tecnologia. Para quem é apaixonado por novidades este é o carro. Tem de tudo para deixar a sua viagem mais confortável e até esquecer do trânsito e da bagunça lá de fora…

Mas as novidades não ficam só no visual e nos itens de conforto. A nova geração do CR-V ganhou em segurança, potência e economia. Para começar, o sistema de tração permanente nas 4 rodas está mais moderno e gerencia o tempo todo para quais rodas deve mandar a força domotor. O que isso significa? Maior estabilidade em qualquer condição de piso e segurança para os passageiros.

Motor menor e mais forte – O motor também é novo. O CR-V abandonou o 2.0 aspirado e aderiu ao downsizing com o moderno 1.5 turbo, com injeção direta, de 190 cavalos. O quê, motor 1.5 num carrão com mais de duas toneladas??? Sim, meus amigos! E o motor, com duplo comando variável de válvulas, dá conta do recado e faz o carro acelerar e retomar como um Civic.

O câmbio CVT, muito bem calibrado e afinado com o motor, faz as trocas perfeitas e aumenta ainda mais a sensação de que se está rodando num tapete voador japonês.

Pescoço torto – Do lado de fora, além das linhas mais agressivas, o CR-V se destaca pelos belos faróis full LED e pelo porte avantajado, que impõe respeito no trânsito. O carro ficou tão diferente que, durante o nosso teste de uma semana, a cena mais comum foi a de gente torcendo o pescoço para olhar para o CR-V. Ah, e não faltaram cenas constrangedoras com gente bisbilhotando o carro no estacionamento do banco, do restaurante e até na garagem aqui de casa. Fazer o quê, brasileiro é apaixonado por carros e faz qualquer coisa para ver de perto uma novidade, basta conferir o sucesso do Salão do Automóvel, que acabou esta semana.

Sem cara feia – E o que não falta nesse carrão são mimos, não só para o motorista, como também para os passageiros. Para começar, os bancos dianteiros têm ajustes elétricos de distância, altura e ângulo do encosto. O do motorista traz ainda um sistema que memoriza as posições para duas pessoas. Basta regular uma única vez, apertar uma tecla ao lado da maçaneta da porta e pronto! Toda vez que você desliga o motor ele afasta o banco para facilitar sua saída. Voltou para o carro, o manobrista mexeu na regulagem? Seus problemas acabaram!Não precisa mais fazer cara feia, basta apertar a tecla correspondente à sua posição preferida e pronto, o assento ajusta sozinho!

Na hora de ligar o carro, que aliás não precisa de chave (ela pode ficar no seu bolso) a sensação é a de que você está num jato de combate! Apertou o botão e uma tela transparente sobe no painel de instrumentos. Essa tela, chamada de HUD (Head Up Display, ou tela de cabeça erguida), projeta todas as informações do painel de instrumentos. Velocidade e rotação, a marcha que você está usando, a estação do rádio, o volume. É muito legal! Pena que só o motorista enxergue…

Outro equipamento bacana é o Lane View, que reproduz a imagem do espelho retrovisor direito na tela do multimídia. Útil para não fazer barbeiragens por conta do ponto cego e para ficar esperto com àquelas motos que insistem em passar voando por entre as faixas!

Diversão garantida até na hora de abrir o porta-malas. Sabe quando você está com as mãos ocupadas e precisa abrir o porta-malas do carro? NO CR-V basta passar o pé por baixo do para-choque traseiro que a tampa abre sozinha. Como assim? Assista o vídeo e você vai entender.

Bom, além disso o carro tem ar-condicionado bi-zone, que permite regular uma temperatura para o motorista e outra para o passageiro. Quem vai atrás tem saídas de ar individuais e duas tomadas USB para carregar o celular ou acessar a central multimídia.

GPS? Tem! Espelhamento de celulares IOS Apple ou Android? Também. O carro até fala…  Esqueceu de pôr o cinto, de soltar o freio de estacionamento, logo uma voz suave vem avisar o que fazer.

Esse japonês importado dos EUA chega por aqui na versão completa e os únicos opcionais são as soleiras de porta iluminadas, tapetes tipo bandeja para o porta-malas, estribos e as barras para o rack de teto. Só!  De série, o modelo traz ar-condicionado digital de duas zonas que falamos há pouco, bancos revestidos de couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro, rodas aro 18, freio de estacionamento elétrico com função BrakeHold, seis airbags, porta-malas com abertura por sensores debaixo do para-choque e teto solar.

Em comparação aos concorrentes diretos, o Chevrolet Equinox e o Peugeot 5008, o CR-V não carrega equipamentos importantes como o sistema de frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, indicador de distância em relação ao veículo à frente, todos oferecidos pelo Equinox, também importado dos EUA, e que custa mais caro. Em relação ao 5008 da Peugeot, o controle de velocidade de cruzeiro do CR-V, popularmente conhecido como piloto automático, apenas mantém a velocidade selecionada por você na estrada.O Peugeot oferece o chamado piloto automático adaptativo, que além da velocidade mantém a distância que você programou do carro da frente e, no caso de uma frenagem de emergência, ele freia o carro sozinho… Tudo bem, mas o CR-V ainda tem a vantagem do sobrenome famoso, sempre associado a boa qualidade dos motores e sua longevidade, para desespero dos donos de oficina.

O Honda CR-V 2019 é vendido na rede de concessionários por R$ 189 mil. ©Joaquim Rimoli | AutoMotori

Ficha Técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.5, 16V, comando duplo variável, turbo, injeção direta de gasolina

Potência (cv/rpm) – Gasolina 190cv/5600rpm

Torque (kg-m/rpm) – Gasolina 24.5kg-m/rpm

Tração 4×4 AWD

Transmissão automática do tipo CVT com Paddle Shifts

Rodas de Liga leve aro 18”

Pneus 235/60R18

Estepe 235/60R18

Direção com assistência elétrica progressiva

Suspensão dianteira MacPherson

Suspensão Traseira Multi-link

Altura (mm) 1667

Largura (mm) 1855

Comprimento (mm) 4591

Distância entre eixos (mm) 2660

Peso Bruto Total 2.130 Kg

Massa em ordem de marcha 1607 Kg

Capacidade do tanque de gasolina: 57 litros

Volume do porta-malas regular e com os bancos rebatidos 522 litros / 1084 litros.



Filme se inspira no Matrix para vender um sedã de luxo

O comercial que escolhi para esta semana é para quem curte os filmes de ficção. Ah, não assistiu a trilogia do Matrix? Então pode correr para ver, vale a pena e de quebra você vai entender o enredo do comercial de hoje…

Na onda do Matrix, os roteiristas deste comercial colocam o misterioso Morfeu como valet de um restaurante de luxo. E, claro que ele faz a célebre pergunta do filme: azul ou vermelho? O casal escolhe o vermelho, claro, e conhece um mundo além do que estamos acostumados a ver…  O comercial mostra o Kia K900, um sedã de luxo da marca que não infelizmente não é vendido no Brasil. Se você é fã do Matrix divirta-se! Se não é curta essa produção caprichada para a TV. Abração! ©Joaquim Rimoli | AutoMotori



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