Contações de histórias de crianças REFUGIADAS no Sesc Jundiaí

O grupo Raconto realizará, no próximo mês, no Sesc Jundiaí, contações de histórias com dramaturgias a partir de relatos de crianças refugiadas. A atividade é gratuita, livre para todos os públicos, com interpretação em libras e será aos sábados e domingos, entre os dias 7, 8, 14 e 15 de julho, às 11h.

Narrativas de refúgio são contos inspirados em relatos obtidos durante as pesquisas do grupo e outros publicados em mídias independentes que auxiliam crianças nos países em situação de guerra. “São histórias de pessoas reais que poderiam ser contadas nos livros como de heróis e heroínas, mas não ouvimos falar por não estarmos preparados para ouvir. As histórias das crianças são sem dúvida de parar o coração”, conta Paula Aguiar, criadora do grupo.

O grupo Raconto surgiu com a ideia de contar histórias de pessoas e fatos reais. Idealizado como selo teatral de narração de histórias, não subestima a inteligência de seus espectadores e procura promover o aprendizado e o questionamento através de suas apresentações e histórias escolhidas; neste projeto, o grupo entrevistou diversos refugiados e imigrantes além de visitar instalações e entidades que auxiliam essas pessoas no Brasil.
Todas as narrações acompanham sonoplastia ao vivo original. Uma leitura brasileira das histórias, com a utilização de berimbau, cavaquinho e uma infinidade de sons percussivos, tocados de uma forma não convencional, propondo ao espectador uma verdadeira viagem e imersão sonora.
VÍDEO