O consumidor é o maior beneficiado em mais uma briga boa no mercado automotivo. Desta vez ela acontece no segmento dos sedãs médios, que ganhou nos últimos dois meses concorrentes de peso como a nova geração do Corolla, o Civic repaginado e agora o Cruze, da Chevrolet.

O sedã passou por uma renovação de meio de ciclo, alinhando o modelo às mudanças da versão norte-americana. Além do visual atualizado, a linha Cruze ganha uma nova configuração topo de linha batizada de Premier.

As alterações se destacam pela parte frontal do veículo(foto principal), que traz novos para-choque, luzes auxiliares e grade. A tradicional gravata Chevrolet ganha destaque, ficando mais centralizada verticalmente e posicionada sobre a imponente moldura cromada que divide as duas entradas de ar.

PARA ACESSAR OUTRAS REPORTAGENS DO TEST DRIVE CLIQUE AQUI

A grade do sedã transmite um visual mais sóbrio e refinado, graças ao efeito dos filetes cromados. Vale lembrar que na versão hatch, Sport6, a grade tem um desenho diferente, com apliques nas extremidades do para-choque que remetem a entradas de ar acomodam ao lado das luzes auxiliares, dando uma pegada mais agressiva.

De volta ao sedã, na lateral, as rodas aro 17 que têm um desenho exclusivo na versão Premier, trazem acabamento diamantado na superfície e pintura escurecida na parte interna. Outra mudança sutil, mas que trouxe um excelente efeito foi a instalação de um friso cromado que percorre toda a parte inferior dos vidros, valorizando a linha de cintura elevada e a silhueta contemporânea do carro.

Já na traseira, a novidade fica por conta das lanternas, que agora extrapolam o limite da carroceria criando um interessante efeito 3D. As lentes acrílicas e a disposição dos elementos internos também foram retrabalhadas para receber uma nova assinatura luminosa em LED.

Conforto e requinte valorizados – Do lado de dentro, o grande diferencial do Cruze Premier está no acabamento mais refinado, com a inusitada combinação das cores preto e castanho, presentes no painel de instrumentos, nos revestimentos laterais e nos assentos em couro. Os revestimentos premium dos painéis, dos bancos, volante e até do teto são inéditos na gama e transportam o Cruze para um padrão de acabamento e conforto encontrado apenas nos modelos de alto luxo.

Todo este capricho também é visto na execução das costuras pespontadas dos assentos e nos apliques que enobrecem o ambiente. À noite, os LEDs do painel e o novo grafismo do computador de bordo digital no centro do quadro de instrumentos criam uma atmosfera especialmente aconchegante.

A versão que o AutoMotori avaliou é na cor Marrom Cappuccino, que ao lado do Azul Eclipse, compõem a nova paleta de cores exclusivas da linha Premier.

Tecnologia para ninguém reclamar – Sistema de estacionamento semiautônomo, acionamento da ignição por controle remoto para ir esfriando a cabine antes de entrar no carro, espelhos retrovisores com luzes de alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal e frenagem de emergência em baixa velocidade, manutenção do carro na faixa – com o volante se movendo sozinho para evitar que você saia da pista…

Essas tecnologias, que transformam a experiência de dirigir um sedã com recursos que a gente só encontra em modelos semiautônomos, são aliadas a mimos como o sistema de som de alta definição, banco do motorista com ajustes elétricos e um roteador de wi-fi exclusivo.

Ao ligar o motor, os ocupantes passam a contar com sinal de wi-fi gerado pelo próprio veículo, que na prática funciona como o que a gente usa em casa. Para acessar basta procurar a rede e conectar usando a senha do roteador, que é exibida no sistema multimídia. O sistema funciona num raio relativamente pequeno do lado de fora do carro e permite conectar até sete dispositivos simultaneamente.

Show de bola, não acha? O pacote de dados não será cobrado pelos primeiros três meses, ou até o limite de 3GB de consumo. Depois disso, a Chevrolet passará a cobrar R$29,90 mensais para o pacote básico de 2GB.

Para quem achou que os 2 GB parecem poucos para uma vida mais conectada, serão oferecidos outros três pacotes de internet 4G batizados com nomes bastante sugestivos… Carona (5 GB), Corporativo (10 GB) e Família (20 GB).

Motor turbo privilegia a economia – Apesar das mudanças no visual o Cruze mantém a excelente motorização 1.4 turbo de 153 cavalos de potência e torque de até 24,5 kgfm. O motor, que surpreende pelas boas retomadas e pela economia de combustível, trabalha em conjunto com a também excelente transmissão automática de seis velocidades.

A versão Premier do Cruze sedã custa R$ 122.790 e a do Cruze Sport6, um pouco mais cara chega a R$ 123.790. © Joaquim Rimoli | AutoMotori 2019

VEJA TAMBÉM

RESSECAMENTO NA MENOPAUSA: POMADA AJUDA, DIZ GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

CÃES E CRIANÇAS, UMA GRANDE FESTA NA FISK DA VILA VIRGÍNIA

ALUNOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA VISITAM A FACULDADE DE MEDICINA

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES