Engana-se quem pensa que os cursos de qualificação profissional do Fundo Social de Solidariedade (Funss) são procurados apenas por quem deseja uma nova colocação no mercado de trabalho. A qualidade das certificações tem chamado a atenção de empresários da cidade, que buscam a unidade para recrutar novos colaboradores.
Marcelo Santos, proprietário de um salão de beleza e estética, no Jardim Samambaia, é um deles. O rapaz empreende na cidade há 17 anos e, recentemente, contratou duas funcionárias a partir das capacitações gratuitas, uma para trabalhar como manicure e pedicure e outra como assistente de cabeleireiro. “Eu costumava anunciar vagas de trabalho e notei que a maioria dos interessados que chegava para as entrevistas havia passado por cursos no Fundo Social. Isso despertou a minha curiosidade, fui conhecer a unidade e me surpreendi. Abri um processo de seleção e convidei duas turmas. Após os testes, encontrei as profissionais que buscava”, disse.
Rosimar Aquino Ângelo, moradora da Vila Rio Branco, foi uma das selecionadas. A moça perdeu o emprego na área de vendas e buscou no curso de Assistente de Cabeleireiro uma oportunidade de transformar a vida profissional. “Por três meses, meu marido assumiu todas as despesas da casa e isso me incomodava um pouco. Quando soube do curso, logo me inscrevi para aprender uma nova profissão. Jamais poderia imaginar um resultado tão rápido”, contou.
Há poucas semanas no novo emprego, Rosimar atua apenas na lavagem dos cabelos das clientes: “É tudo muito novo para mim. Às vezes, confesso, dá um receio, mas respiro fundo e enfrento porque sei que aprendi todas as técnicas e, com zelo, tudo sairá corretamente”. Contudo, segundo Marcelo, a ideia é que, em breve, ela também possa executar outras tarefas, como secagem dos fios e preparações para procedimentos. “Gosto de ensinar e lapidar os funcionários que aqui chegam. Mas, Mara – como é chamada pelos novos colegas – tem boa comunicação, desenvoltura e vontade em aprender. Não tenho dúvidas de que será uma grande profissional”, disse. “Estou muito feliz com esta oportunidade. Agora, sou funcionária registrada e com todos os direitos garantidos”, concluiu Rosimar.
Para Marcelo, os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí são ferramentas fundamentais para alavancar o protagonismo social. “Em tempos de instabilidade econômica, há muitas pessoas que precisam corrigir a rota e traçar um novo caminho. Estas capacitações abrem portas, ampliam as chances de quem busca uma vaga e renovam as esperanças”, explicou. “Eu, particularmente, opto sempre por contratar quem, de fato, necessita de uma oportunidade. Avalio tecnicamente o profissional, mas, considero, principalmente, a força de vontade de transformar a própria história. Métodos de trabalho são adquiridos e refinados com o dia a dia. Disposição e comprometimento fazem parte do ser humano”, concluiu. (Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí)
Mais cursos -O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá, nesta semana, inscrições para duas capacitações no segmento de Beleza e Estética. Na terça-feira (27), ocorrem as matrículas para o curso de Manicure e Pedicure, com 18 vagas. Já na quarta-feira (28) será a vez do módulo de Assistente de Cabeleireiro, também com 18 vagas. As iniciativas são voltadas para pessoas com 16 anos ou mais, residentes em Jundiaí e com Ensino Fundamental completo. Não poderão participar alunos matriculados em cursos em andamento.
O horário das matrículas será das 13h30 às 16h30, nos respectivos dias. As senhas serão entregues por ordem de chegada, a partir das 13h30 e distribuídas até o preenchimento de todas as vagas. Para participar é preciso ir pessoalmente ao Funss, que fica dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú.
SAIBA QUAIS OS DOCUMENTOS EXIGIDOS NA HORA DA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI