De janeiro a novembro de 2020, Polícia faz 3 mil boletins de furto

de janeiro a novembro

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo deve divulgar no próximo dia 25 o balanço no Estado da criminalidade de 2020. Enquanto isso, a pasta já tem dados de janeiro a novembro, que já tiveram os números fechados de todos os municípios paulistas. Em Jundiaí, somente os crimes de furto (excetuados os furtos de veículos, contabilizados em campo próprio) somaram impressionantes 3.273 casos.

Este é a maior quantidade de registros entre todos os outros verificados pela SSP e sua prática pode ter sido ainda maior, já que muitas vítimas deixam de procurar a polícia para registrar o boletim de ocorrência, acreditando que dificilmente eles seriam solucionados.

De fato, o delito é de difícil solução, já que é praticado, grosso modo, mediante destreza do criminoso, que age sem que a vítima perceba. Para a polícia, descobrir o autor acaba se tornando uma verdadeira busca em um palheiro a uma agulha.

De acordo com a SSP, de janeiro a novembro, cinco meses ultrapassaram os 300 casos por mês. Fevereiro teve a maior quantidade (372), seguido por outubro (356), janeiro (350), junho (335), novembro (321), agosto (290), setembro (281), março (267), maio (246), julho (231) e abril (224).

Apesar de expressiva, a quantidade é 22,2% menor que a anotada no mesmo período de 2019, que fechou com 4.212 anotações policiais, segundo a SSP.

Norma – O crime de furto é previsto pelo artigo 155 do Código Penal e só deixa de ser afiançável quando praticado por duas ou mais pessoas; com emprego de chave falsa; com destruição ou rompimento de obstáculo e com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza.

É o caso do furto qualificado, tem pena de dois a oito anos de reclusão, e multa, ao contrário do furto simples, com pena de um a quatro anos, e multa.(Texto: Geraldo Dias Netto/Foto: www.sohu.com)

VEJA TAMBÉM

DEPOIMENTO PESSOAL: GINECOLOGISTA PEGA CORONAVÍRUS E FAZ ALERTA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI