DESFILES homenagearam a independência pelos 4 cantos da cidade

Sete de Setembro. Dia da Independência e de desfiles. Em Jundiaí, eles aconteceram nos quatro cantos da cidade. Vamos começar com o texto de Ângelo Mietto, relatando como foram as comemorações há 68 anos, em pleno centro. Agar Tafarello Fiorini (tia de Ângelo) é a jovem que conduz a bandeira na foto ao lado. “Foi no desfile de 7 de Setembro de 1950. Ela era de uma escola de costura que o SESI tinha na Ponte. A concentração foi no Largo São José. Daí subiram pela rua mesmo nome já que o desfile era na rua Barão. Lá embaixo, à esquerda, vê-se o antigo Posto Shell e subindo a Casa Zotini (Chapéus Ramenzoni), Casa Maia Vidros, A Vencedora, Agência Morelli (revistas) e A Favorita (loterias). A fanfarra, naquele ano, foi emprestada da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Interessante que ainda não se via aquela loja de Brinquedos Rosa de Maio que fez a alegria de meus Natais entre 1955 e 1960 aproximadamente”.(Foto Ideal)

1971 – Avenida Itatiba, entre o viaduto e a igreja. À esquerda, a professora da 4ª série, dona Marinez. Em primeiro plano, o garoto Eugênio com a bandeira do Estado de São Paulo e a Marisa Klemm. Com a bandeira do Sesi, Maurício Ferreira, hoje professor e dono do Sebo Jundiaí, colaborador desta página. 

1969 – Desfile na rua do Rosário em Setembro. Foto de Denis Nestor Kieling

Década de 1970 – Os desfiles também foram realizados no jardim Pacaembu, bem ao lado do estádio Dr. Jayme Cintra, o campo do Paulista. Foto Ademir Moda

1972 – Rua 23 de Maio, próximo à pracinha. Turma da 5ª série da Escola Professor José Feliciano, que funcionava no mesmo prédio da Escola Siqueira de Moraes, no Vianelo). Valeria Torres é a primeira na fila da direita(Foto: Elisabete Beltrame)

1971 – Quadra do Centro Esportivo da Vila Rio Branco. Concentração para o desfile com Arlete Turqueto e Augusto Prado.

1972 – Desfile na Vila Rio Branco da Escola Cecília Rollemberg Porto Guelli. Foto tirada entre o Centro Esportivo José Pedro Raimundo e a Avenida Itatiba. As professoras Adail Lenhaioli e Silah Gazzola acompanham atentamente os estudantes…

1971 – Grupo Escolar Rotary Club concentrado na Rua Leonardo Cavalcanti, no centro. Arquivo Marcel Antônio de Tomy

Desfile do Geva(o ano não foi registrado) – Teresa Fonseca era a letra ‘R’; Eloá Bellini, o ‘O’; Cristina Vilela, a letra ‘E’. A letra ‘I’ era Eloisa Bellini.

1948 – Desfile das estudantes da Escola Industrial, na rua Barão de Jundiaí. Um pouco atrás delas, o prédio onde ficava a Prefeitura (ostentando duas bandeiras, uma é a do Estado de São Paulo). Também é possível ver a Pauliceia e rua da Padroeira. Acervo Cecília Zotini Vicari

1982 – Alunos da escola Maria de Lourdes França Silveira e o professor de Educação Física, Joel Alves de Campos(de camisa azul claro) no pátio do antigo Jumbo, bem pertinho da avenida Nove de Julho. Ana Anholon está com a bandeira do Brasil. Na sequência: Eduardo Dentinho; Mônica, com a bandeira de Jundiaí; Elci; Solange Casarin porta a bandeira de São Paulo e Vivian.

VEJA TAMBÉM

MARIA DOS PACOTES ESTÁ NO IMAGINÁRIO DOS JUNDIAIENSES

RELEMBRE A ANTIGA CICA, INDÚSTRIA QUE MARCOU ÉPOCA EM JUNDIAÍ

VOCÊ SABIA QUE A PRAÇA DA CATEDRAL TINHA UM CHAFARIZ LUMINOSO?