desfiles

Sete de Setembro. Dia da Pátria. Dia de desfiles da independência! Em Jundiaí, eles aconteciam pelos quatro cantos da cidade. Em 1971, os aluninhos do Grupo Escolar Rotary Club deram um show. A concentração foi na rua Leonardo Cavalcanti, no centro(Foto principal: Marcel Antônio de Tomy)

Ângelo Mietto contam como foi a festa cívica há mais de 70 anos: Agar Tafarello Fiorini (tia de Ângelo) é a jovem que conduz a bandeira na foto acima. “Este desfile ocorreu em 1950. Ela era de uma escola de costura que o SESI tinha na Ponte. A concentração foi no Largo São José. Daí subiram pela rua mesmo nome já que o desfile era na rua Barão. Lá embaixo, à esquerda, vê-se o antigo Posto Shell e subindo a Casa Zotini (Chapéus Ramenzoni), Casa Maia Vidros, A Vencedora, Agência Morelli (revistas) e A Favorita (loterias). A fanfarra, naquele ano, foi emprestada da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Interessante que ainda não se via aquela loja de Brinquedos Rosa de Maio que fez a alegria de meus Natais entre 1955 e 1960 aproximadamente”.(Foto Ideal)

Veja mais desfiles da Independência de Jundiaí de Antigamente:

1971 – Avenida Itatiba, entre o viaduto e a igreja. À esquerda, a professora da 4ª série, dona Marinez. Em primeiro plano, o garoto Eugênio com a bandeira do Estado de São Paulo e Marisa Klemm. Com a bandeira do Sesi, Maurício Ferreira, hoje professor e dono do Sebo Jundiaí, colaborador desta página. 

1969 – Desfile na rua do Rosário. Foto de Denis Nestor Kieling

Década de 1970 – Os desfiles também foram realizados no jardim Pacaembu, na avenida Alexander Fleming, pertinho do estádio Dr. Jayme Cintra, o campo do Paulista. Fotos Ademir Moda

1972 – Rua 23 de Maio, próximo à pracinha. Turma da 5ª série da Escola Professor José Feliciano, que funcionava no mesmo prédio da Escola Siqueira de Moraes, no Vianelo). Valéria Torres é a primeira na fila da direita(Foto: Elisabete Beltrame)

1971 – Quadra do Centro Esportivo da Vila Rio Branco. Concentração para o desfile com Arlete Turqueto e Augusto Prado.

1972 – Desfile na Vila Rio Branco da Escola Cecília Rollemberg Porto Guelli. Foto tirada entre o Centro Esportivo José Pedro Raimundo e a Avenida Itatiba. As professoras Adail Lenhaioli e Silah Gazzola acompanham atentamente os estudantes…

Desfile do Geva(o ano não foi registrado) – Teresa Fonseca era a letra ‘R’; Eloá Bellini, o ‘O’; Cristina Vilela, a letra ‘E’. A letra ‘I’ era Eloisa Bellini.

1948 – Desfile das estudantes da Escola Industrial, na rua Barão de Jundiaí. Um pouco atrás delas, o prédio onde ficava a Prefeitura (ostentando duas bandeiras, uma é a do Estado de São Paulo). Também é possível ver a Pauliceia e rua da Padroeira. Acervo Cecília Zotini Vicari

1982 – Alunos da escola Maria de Lourdes França Silveira e o professor de Educação Física, Joel Alves de Campos(de camisa azul claro) no pátio do antigo Jumbo, bem pertinho da avenida Nove de Julho, onde eram realizados os desfiles da Independência. Ana Anholon está com a bandeira do Brasil. Na sequência: Eduardo Dentinho; Mônica, com a bandeira de Jundiaí; Elci; Solange Casarin porta a bandeira de São Paulo e Vivian, com a bandeira que tinha o brasão da escola.(Fotos: Joel Alves de Campos)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES