DEZ FOTOS para relembrar a Itupeva de Antigamente

DEZ FOTOS

Neste sábado(21), algumas cidades da região completarão 55 anos. Em 1965, Itupeva – entre outras – conseguiu a emancipação política. Até então, o município era bairro de Jundiaí. Então, para comemorar a data, dez fotos mostrar como era a Itupeva de Antigamente. Ah, a fotografia principal é da matriz, na década de 1980.

1960

Estação ferroviária

1970

Rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonolli

1980

A HISTÓRIA DE ITUPEVA

Em 1953, o então bairro de Itupeva tornou-se Distrito de Paz do município de Jundiaí. Uma nova era tinha início. Contando com o trabalho do então vereador José Polli, representante do bairro Itupeva na Câmara Municipal de Jundiaí, em 1957 foi oficialmente instalado o Distrito e o Cartório de Registro Civil e Anexos.

Dez anos se passaram desde 1953 e as lideranças de Itupeva iniciaram o movimento visando obter a emancipação político-administrativa, que contava com o apoio da maioria absoluta da população. Foi formada então a Comissão de Emancipação incumbida de preparar toda documentação necessária para justificar o Projeto de Lei na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, tendo como autor o Deputado Salvador Julianelli.

Em 1963, sob a coordenação de Luiz Poli, foi realizado o plebiscito: vitória esmagadora pela emancipação, com mais de 90% da vontade popular. Estava selado o desligamento do Distrito de Itupeva do município de Jundiaí. Finalmente, em 31/12/1963, pela Lei Estadual 8.050, Itupeva ganhou a condição de município, cuja instalação oficial ocorreu em 21/03/1965. A Lei Estadual 8.092/64 estabeleceu as divisas do município de Itupeva com os seus vizinhos. Luiz Poli foi o primeiro Prefeito (1965/68). Fonte: site da Prefeitura de Itupeva.

VEJA TAMBÉM

SAIBA O QUE PODE CAUSA CANDIDÍASE NESTE VERÃO. CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO

NA FISK DA VILA VIRGÍNIA, NA RUA DO RETIRO, PARCERIA ESPECIAL COM A CDL

VEJA COMO FOI A 103ª FORMATURA DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI