A monja Chime, Centro Kadampa Vajrayogini de Jundiaí, faz convite para que todos participem do Festival Brasileiro de Dharma, em novembro. Ela lembra, ainda, que nestes tempos difíceis é preciso meditar. Saiba mais sobre o Festival de Dharma assistindo ao vídeo:

GEN KELSANG CHIME

Professora residente do Centro Budista Kadampa Vajrayogini, discípula de Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche há 20 anos, vem dedicando sua vida para o florescimento do Dharma Kadam durante esse período. É uma professora de meditação da Nova Tradição Kadampa, admirada pelos seus alunos por sua persistência, bom coração e bom humor, qualidades que refletem na transmissão pura dos ensinamentos de Geshe Kelsang.(Foto principal: reurinkjan/Flickr)

O QUE É O BUDISMO?

É uma religião e filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda, e tem aproximadamente 2.500 anos. Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade, generosidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio, com felicidade, significa um corpo saudável.

Quem foi Buda? Siddhart Gautama, o Buda, nasceu no século VI a.C., em Kapilavastu, norte da Índia, que hoje corresponde ao Nepal. Ele era um príncipe que, logo após seu nascimento, foi levado pelos seus pais ao templo para ser apresentado aos sacerdotes. Lá surgiu um senhor sábio que havia dedicado sua vida toda à meditação longe da cidade; ele tomou o menino em suas mãos e profetizou “este menino será grande entre os grandes. Será um poderoso rei ou um mestre espiritual que ajudará a humanidade a se libertar de seus sofrimentos”, como a raiva.

Após essa profecia, os pais de Siddhart resolveram criar o filho superprotegido para que ele não optasse por estudos filosóficos como foi profetizado. Aos dezesseis anos, ele se casou com sua bela prima Yasodhara; desse relacionamento nasceu seu único filho, Rahula. Contudo, sempre se mostrou curioso com a vida fora dos portões do palácio, por fim, em um belo dia, decidiu descobrir o que havia do outro lado. Siddhart se chocou com a realidade de seu povo e, aos 29 anos, decidiu buscar uma solução para aquilo que afligia seu coração: o sofrimento humano. Abriu mão de sua família e foi em busca de uma resposta. Foi nesse caminho que ele se tornou Buda, o iluminado.

Fundou a doutrina budista, cujo principal conceito é de que as respostas do homem se encontram em seu interior.(Texto Eliene Percília/Brasil Escola)

VEJA TAMBÉM

VOCÊ SABE O QUE SÃO PESSÁRIOS? A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD EXPLICA. CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO

FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI