DIA DO HINO NACIONAL: Eia, avante, brasileiros, sempre avante!

DIA DO HINO

No dia 13 de abril comemora-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro. Mas, por que essa data, se o Hino foi oficializado em 20 de janeiro de 1890?

Vamos entender: em 15 de novembro de 1889, uma rebelião militar depôs D. Pedro II e proclamou a República. Muitos brasileiros não acolheram o novo regime, pois o imperador era benquisto e o povo tinha esperança de ver restaurada a monarquia.

Contam alguns historiadores que os novos governantes queriam que o povo esquecesse o Império. Para isso, convinha eliminar, logo, tudo o que lembrasse a monarquia, inclusive os símbolos: a bandeira e o Hino Nacional.

O governo promoveu, então, um concurso para a escolha de nova música para o Hino Nacional. O júri encarregado do selecioná-la decidiu que a melhor composição era a do maestro Leopoldo Miguez. O presidente Marechal Deodoro da Fonseca não gostou e escolheu a composição de Francisco Manuel da Silva. Nesse mesmo dia, 20 de janeiro de 1890, assinou o decreto que oficializou o Hino Nacional, conforme a sua escolha.

A composição de Leopoldo Miguez, escolhida pelo júri, foi adotada como Hino da Proclamação da República, que permanece até hoje. Então, por que comemorar o Dia do Hino Nacional Brasileiro no dia 13 de abril?

Porque o hino antigo foi apresentado, pela primeira vez, nesse dia, festejando a partida de D. Pedro I para Portugal.

Embora já tivesse a letra, esta foi considerada ofensiva aos portugueses. Nova letra foi feita mas não agradou. Só em 1922, o poema de Joaquim Osório Duque Estrada foi declarado letra oficial do Hino Nacional, às vésperas do centenário da Independência.

Na pesquisa, encontra-se que vários versos, por volta de 1930, foram eliminados. Época de Getúlio Vargas. Argumentos ou motivo da eliminação não foram encontrados. Esta era a introdução, muito positiva e forte, com o mesmo compasso:

“Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever,
eia, avante, brasileiros, sempre avante!
Gravai com buril nos pátrios anais do vosso poder,
eia, avante, brasileiros, sempre avante!
Servi o Brasil sem esmorecer,
com ânimo audaz, cumpri o dever
na guerra e na paz, à sombra da Lei!
À brisa gentil o lábaro erguei do belo Brasil!
Eia sus! Oh, sus!”

Ainda encontramos pessoas que se lembram de ter cantado o Hino Nacional com essa introdução; penso que nas escolas continuaram a usá-la.

A letra do Hino Nacional é linda, mas cheia de hipérboles, anástrofes e metonímias. Como fazer o cidadão comum entender se até alguns professores têm dúvidas?

MAIS ARTIGOS DE JÚLIA FERNANDES HEIMANN

TUDO PASSA

PADROEIROS DO BRASIL…

HILDA HILST

Certo dia, ouvimos uma discussão entre dois professores. Um dizia que havia uma crase no primeiro verso: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas” e que possuía um livro didático com essa grafia. O autor do livro e o professor estão errados, o que ocorre na frase é uma figura de inversão – a anástrofe – e dizer que as margens ouviram é uma prosopopeia. O certo é: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”, foram as margens que ouviram! O outro professor tentava ensinar ao primeiro!

E no verso: “Em teu seio ó liberdade”? Também é uma figura de linguagem – a apóstrofe – porque se dirige à liberdade como se fosse uma pessoa.

Neste momento de crise, com a pandemia grassando por todo o território nacional, discutir sobre o Hino Nacional pode parecer inoportuno, mas não podemos perder o orgulho de sermos brasileiros e valorizar nossos símbolos nacionais!

Que o sol da liberdade continue brilhando! Que as margens plácidas que ouviram o brado retumbante ouçam o grito dos doentes sem vagas nos hospitais e dos desempregados!!!!

Sus Hino Nacional! Sus Brasil amado!

JÚLIA FERNANDES HEIMANN

É escritora e poetisa. Tem 10 livros publicados. Pertence á Academia Jundiaiense de Letras, á Academia Feminina de Letras e Artes, ao Grêmio Cultural Prof Pedro Fávaro e á Academia Louveirense de Letras. Professora de Literatura no CRIJU.

VEJA TAMBÉM

QUEDA DE CABELOS APÓS COVID. MULHERES RECLAMAM. ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD…

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI