DOMÍNIO é essencial para reinventar sua empresa. Veja vídeo

DOMÍNIO

A pandemia está exigindo muito dos empresários. Todos vão ter de se reinventar. Mas para isto, segundo o consultor Alexandre Celani, é preciso ter domínio do seu empreendimento. Confira:

ALEXANDRE PADILHA CELANI

É orientador financeiro e gestão de negócios, administrador e economista. E-mail: www.invistaconsultoria.com.br; Facebook: www.facebook.com/invistaconsultoria e Instagram: www.instagran.com/consultoriainvista(Foto: www.lifehacker.jp)

DICAS PARA ENFRENTAR A CRISE

Estimule a Sua Criatividade e da Equipe de Trabalho – Chegou o momento de repensar e/ou até reinventar o seu negócio, pois de alguma forma a sua empresa já foi afetada e terá que criar novos mecanismos de conquista e manutenção de clientes. Promova o envolvimento de seus colaboradores no envio de ideias inovadoras. Pesquise em sites especializados o que outras empresas estão fazendo. Veja as sugestões de especialistas em crises;

Evite reuniões presenciais – Videoconferências e/ou chats são a melhor forma de dar prosseguimento à comunicação mais efetiva com as equipes, sem colocar o(s) colega(s) de trabalho em risco;

Use as mídias sociais – O mundo virtual nos apresenta excelentes maneiras de vender, de comunicarmos as nossas empresas e até de prospectar e fidelizar clientes. Facebook, Instagram, Whatsapp, Google Ads, dentre outras, são formidáveis para esta finalidade. O ideal é ter e/ou contratar um free-lance para esta tarefa;

Educação on-line – Um maior conhecimento do mercado, da clientela, da gestão do negócio e dos vários processos inerentes à uma empresa lhe dará a capacidade de tomar as melhores decisões. Como presencialmente está inviabilizado, busque sua capacitação e também dos seus colaboradores através das plataformas EAD. Uma dica à mais: você, com sua expertise, pode até desenvolver conteúdos para capacitações e vender ao mercado via ferramentas on-line;

Trabalho remoto – Nos casos em que seja possível o seu funcionário trabalhar em casa, utilizando a Internet e/ou telefone, é a melhor opção. Além de menos contato físico com outras pessoas, evita-se o deslocamento do colaborador, que poderá dar mais assistência à sua família e ainda reduzirá as despesas da empresa com energia, material de limpeza e outros. Logicamente é necessário estabelecer padrões de entregas, como metas a serem cumpridas, horários etc.

Serviços de entrega – Você, certamente, já ouviu aquele ditado: se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé. Desta forma, é hora de pensar na entrega do seu produto ao cliente. Seja através de veículo próprio e/ou os serviços de motoboys.

Loja virtual – Tenho certeza que você já ouviu a seguinte frase: “se sua empresa não está on-line ela não existe”. Se até hoje a sua empresa não estava presente neste mundo virtual, chegou o momento. Contrate uma empresa e/ou um profissional especializado para este fim. Você vai precisar ter uma plataforma eficiente e um lay-out intuitivo; criar um boa estratégia de comunicação on-line e desenvolver uma logística eficiente.

O importante é sair desta crise, ocasionada pela pandemia do coronavírus, com uma nova mentalidade de negócio. O empreendedor tem que refazer o seu mapa mental e enveredar por novos caminhos em sua empresa. As mudanças nos acompanham constantemente e agora será o momento oportuno para percebermos quem está mais preparado para superar os desafios impostos pelo mercado em ebulição e incertezas.(Texto: Helder Freitas, analista do Sebrae Piauí)

VEJA TAMBÉM

EXAMES DE ROTINA: GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD EXPLICA COMO VOCÊ DEVE AGIR DURANTE A PANDEMIA. CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEO

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

NA FISK DA RUA DO RETIRO TEM CURSO DE LOGÍSTICA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI