DÚVIDAS com o IR 2019? Palestra vai esclarecer tudo!

DÚVIDAS

Em março, a Receita Federal inicia o prazo para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2019 (ano-base 2018), obrigatório para grande parte da população. O órgão fez algumas mudanças para o preenchimento da documentação deste ano, a fim de melhorar a qualidade das informações dos contribuintes com o propósito de cercar ao máximo os dados e possibilitar uma quantidade maior de cruzamentos. Por isso, o Senac Jundiaí realiza nesta quarta-feira(13), das 19 às 22 horas, a palestra IRPF 2019 – as principais informações para evitar erros na declaração, com o objetivo de auxiliar a população nessa tarefa, tirando as dúvidas dos participantes. As inscrições devem ser feitas no Portal da instituição.

O docente da área de gestão e negócios, Júlio Costa, adianta que a principal dica é não tentar “enganar” o Leão. “O sistema da Receita Federal está cada vez mais eficiente. Por exemplo, ao fazer a aquisição de um veículo, o cartório transmitirá uma informação para o órgão. O que a receita espera do contribuinte é que ele confirme essa informação em sua declaração; caso isso não aconteça o órgão poderá pedir explicações. O mesmo acontece com imóveis, portanto se adquiriu um veículo ou imóvel, esses bens precisam aparecer na declaração”, comenta.

Outro ponto a ser destacado é em relação à agilidade das informações. Segundo o especialista, se no ano passado o tempo médio para saber se estava na malha era de 15 dias, com as mudanças nas declarações e avanços nos sistemas do governo essa informação sairá em 24 horas. “Também ocorreu mudança a respeito da exigência do CPF: todas as pessoas declaradas como dependentes deverão ter a informação do CPF, inclusive os recém-nascidos que já devem sair da maternidade com o documento”, aponta.

CADÊ O MEU DINHEIRO?

VEJA AS DICAS DA ESPECIALISTA EM FINANÇAS, GISLAINE TONETTI. É SÓ CLICAR AQUI

O especialista comenta que é possível realizar a declaração sozinho, seguindo as dicas que serão passadas na palestra. Mas, para aqueles que se sentirem inseguros podem contratar contadores profissionais que fazem esse serviço. “Para quem deseja atuar na área contábil e fiscal há bastante demanda, principalmente nesta época do ano.” E quem se interessar em aprofundar sobre o assunto, o Senac Jundiaí está com inscrições abertas para os cursos: Auxiliar de Serviços Contábeis, Analista Fiscal, Assistente Fiscal e Auxiliar de Serviços Contábeis. (Da assessoria de imprensa do Senac Jundiaí/Foto: avozdacidade.com)

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA!!!