Edital do TIC – que passará por Jundiaí – será lançado no 2º semestre

TIC
O edital da parceria público-privada (PPP) para a implantação do Trem Intercidades, o TIC – que passará por Jundiaí -, será lançado no segundo semestre de 2019. A expectativa inicial era de que a ação fosse realizada somente em 2020. A informação é do Correio Popular, de Campinas.
O projeto da ligação entre São Paulo prevê dois tipos de serviço. Um, expresso, que circulará em trecho de 102 quilômetros, com três paradas (Barra Funda, em São Paulo, Jundiaí e Campinas) e tempo de viagem estimado em 60 minutos. Outro, da linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), terá serviço parador, para atender Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí, que se integrará com a linha 7 em Francisco Morato. O parador terá 65 quilômetros de extensão e nove paradas. A linha 7, no trecho Luz-Jundiaí, terá 60,5 quilômetros, com 18 estações e demanda de 442 mil passageiros por dia.
O governador João Doria (PSDB) assegurou que seu governo está focado em promover a conexão entre São Paulo e Campinas. Doria descartou retomar o projeto de seu antecessor, Márcio França (PSB), que planejava aproveitar os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que ligam a Capital até a cidade de Jundiaí. “Não dá para ter um estepe”, disse o tucano sobre a possibilidade.
Doria destacou que o governo federal aprovou de imediato o programa para concessão do TIC. Em uma segunda fase, o trem terá seu percurso estendido até Americana. “Não faltarão investidores internacionais para isso, sobretudo asiáticos e europeus”, afirmou, sobre empresários que já demonstraram interesse no modal.
O projeto vai exigir R$ 7 bilhões em investimentos. Na próxima quarta-feira, o principal entrave ao projeto será resolvido com a prorrogação do contrato de concessão da Rumo Logística. No aditivo, o governo federal vai impor, entre as condicionantes, a liberação da faixa de domínio da ferrovia de cargas, entre Americana e São Paulo, para implantar o trem de passageiros.
O uso compartilhado de trens de carga e de passageiros na ferrovia entre Jundiaí e Campinas não enfrentará problemas, porque a Rumo já assinou um termo de compromisso com o governo do Estado de São Paulo para utilização do trecho. Trata-se de uma ligação que tem maior vocação para o transporte de passageiros, por ser paralela ao trecho da CPTM. Além disso, também pelo fato de ter o maior contingente populacional.
Segundo a concessionária, esse trecho tem pequeno tráfego de cargas e pode ser compartilhado. Mas há dificuldades para o trecho entre Campinas e Americana, que tem maior densidade de cargas e torna, de acordo com a Rumo, o uso conjunto com o TIC inviável.
Bird – O governo paulista já está trabalhando com o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) na estruturação financeira da ferrovia a partir de estudo de algumas modelagens (técnica, jurídica, econômico-financeira) para viabilizar a implantação do TIC.
O governo busca a que for mais rápida, menos burocrática e mais benéfica aos usuários. Na concepção do governo, a utilização dos trilhos já existentes vai pular etapas. Se uma nova ferrovia fosse construída, haveria necessidade de novo licenciamento ambiental e de desapropriações. Algumas análises de demanda estão sendo feitas, de possibilidades de receitas acessórias ao concessionário.(Texto: correio.rac.com.br/Foto: Santa Angela)