Ligabó quer jovens esclarecidos sobre EFEITOS DA CORRUPÇÃO

O vereador Wagner Ligabó apresentará, na sessão desta terça-feira(13), projeto que cria a Semana Municipal de Combate à Corrupção. Se a iniciativa for aprovada, o evento ocorrerá na segunda semana de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção(9) e focará principalmente nos estudantes. Eles receberão informações sobre os efeitos que a corrupção causa à sociedade. A Comissão de Justiça e Redação já deu parecer favorável à proposta.

Na justificativa, Ligabó lembra que o país é assolado por casos de corrupção, seja de políticos, na administração pública e até mesmo por cidadãos. “A isto soma-se a falta de transparência dos agentes públicos no manejo do dinheiro dos impostos e a falta de conhecimento da população em fiscalizar”, explicou.

O vereador lembra que a corrupção tira dinheiro da Saúde, Educação e da Segurança Pública. A Justiça vem agindo e colocando na cadeia políticos e empresários corruptos. No entanto, é preciso orientar os jovens para “acabar com esta doença que prejudica a nação”.

A orientação, no caso do projeto de Wagner Ligabó, virá através de debates e palestras de conscientização nas escolas públicas e privadas. Os adolescentes receberão informações sobre as leis federais que combatem a corrupção e também saberão quais as conseqüências da falta de transparência.

A ideia do vereador é de que a semana seja organizada pela sociedade civil e comunidade estudantil. Haverá distribuição de materiais informativos, capacitação e capacitação de educadores.

LEIA TAMBÉM

VÁRZEA CORTA GASTOS COM PESSOAL E ENCARGOS