ENTREVISTA DE EMPREGO: cinco dicas para ajudar você

ENTREVISTA DE EMPREGO

A hora da entrevista de emprego é sempre um momento esperado e decisivo para aqueles que estão na busca da tão sonhada colocação com carteira assinada. A ansiedade é ainda maior se a oportunidade de trabalho for para a sua área, a carreira que por anos se preparou. Manter a calma e responder as perguntas com coerência é muito importante para quem quer ser bem avaliado. É válido também buscar se diferenciar dos demais candidatos. Para se sair bem na entrevista de seleção, lembre-se que você precisa pensar no que vai dizer, organizar sua fala mentalmente, ter firmeza e naturalidade na voz e estar preparado para as mais variadas perguntas. Ah, não esqueça de respirar fundo. Boa sorte!

Confira as melhores dicas para entrevista de emprego em 2019 

Seja pontual – Chegar no horário marcado demostra responsabilidade e compromisso. É importante chegar com, pelo menos, 15 minutos de antecedência. Este tempo é valioso e serve como cautela para algum imprevisto, além de poder ser utilizado para manter a calma e concentração antes da entrevista.

Desligue o celular – Não custa lembrar que é importante manter o celular desligado durante o processo seletivo. Afinal, é preciso se concentrar no que está fazendo, além de não distrair o recrutador. Dessa forma, estará agindo com responsabilidade e concentração no que faz.

Busque saber mais sobre a empresa – Uma dica simples e que surte bastante efeito: pesquise sobre a empresa antes de ir para a entrevista. É necessário chegar com algum conhecimento prévio sobre a organização que pretende trabalhar. Com uma simples e rápida pesquisa na internet é possível encontrar informações relevantes sobre a empresa, que podem ser muito úteis no decorrer da entrevista. Essa atitude demonstra interesse e zelo do profissional.

LEIA TAMBÉM

42 MIL BOLSAS DE ESTUDO PARA GRADUAÇÃO E PÓS EM SÃO PAULO

Conheça bem os seus defeitos e qualidades  – Há sempre a dúvida entre manter a sinceridade ou inventar informações.  Responder sobre qualidades e defeitos em uma entrevista é um dos grandes desafios dos candidatos. O ideal é informar qualidades reais, que agregam ao ambiente profissional e defeitos que podem dificultar o trabalho, atrelado a uma atitude positiva para melhorá-los.

Importante não falar mal do antigo trabalho – Uma situação muito comum que vem acontecendo hoje em dia: falar mal do trabalho anterior. Isso não é tolerável e nem visto com bons olhos em uma entrevista de emprego. Quando questionado sobre o antigo posto de trabalho, evite falar mal dos gestores ou sobre situações adversas enfrentadas. Apesar das experiências não terem sido tão agregadoras, evite apresentá-las na entrevista. Agência Educa Mais Brasil-Foto selecaoengenharia.com.br