POE, da Escola Luiz Rosa, classificado em congresso internacional

POE

O Programa de Orientação de Estudos(POE), da Escola Professor Luiz Rosa, em Jundiaí, foi aprovado 19º Congresso Internacional e Brasileiro de Neuropsicologia. O POE foi desenvolvido pelas psicopedagogas Valquíria Basso Munhos e Lisandra R. Garcia Rodolfo. Hoje ele é amplamente aplicado é coordenado pela equipe de Orientação Educacional da Escola. Já o congresso é um reconhecido evento que prestigia a produção científica de profissionais na área da Neurociência do país e também no exterior. A data em que os vencedores serão conhecidos ainda não foi divulgada.

O congresso, que este ano ocorreu de forma virtual, tem como objetivo instrumentalizar e atualizar a neuropsicologia interdisciplinar brasileira com evidências científicas e práticas de ponta em avaliação (testes e tarefas novas) e intervenção neuropsicológica, com dicas para diagnósticos diferenciais e desfechos mais efetivos do bebê ao idoso com foco para teleneuropsicologia. De acordo com Valquíria, os trabalhos ficarão nos anais do congresso, além de ganhar divulgação através de um e-book.

“Acreditamos que a missão fundamental da Escola hoje é formar cidadãos que sejam capazes de orientar suas próprias vidas e carreiras, de forma equilibrada e feliz. Neste sentido, ensinar a empreender e aprender, são os maiores legados que a escola pode oferecer aos seus estudantes. Nós acreditamos nisso”, afirma Valquíria.

O que é o POE?O Programa de Orientação de Estudos (POE) oferece subsídios para o desenvolvimento de técnicas de estudo e mecanismos para o autoconhecimento a fim de obterem bons desempenhos acadêmicos. A elaboração e implantação do programa foram pautadas em teorias neuropsicológicas a respeito dos fatores que envolvem o ato de aprender, entre eles: organização; planejamento; escolha de estratégias de estudos e monitoração da própria aprendizagem.

Metódo – Desenvolvido em 2 etapas:

• A primeira é conduzida em sala de aula em quatro encontros com duração de uma hora cada, coordenados pela psicóloga da equipe de Orientação Educacional. As atividades envolvem os seguintes temas: responsabilidade pessoal; organização pessoal; organização de materiais e apresentação de técnicas diversificadas de estudos, através de questionários; tabelas de rotina e de horário; vídeos; construções de mapas conceituais; esquemas; tabelas para participação e motivação dos estudantes.

• Na segunda etapa é realizado atendimento em pequenos grupos de estudantes por profissionais da equipe de Orientação Educacional, com objetivo de ajudá-los na organização e cumprimento de cronogramas.

Objetivos – Desenvolver estratégias metacognitivas, e habilidades de organização e planejamento para execução de tarefas. Corroborando com essa visão, estudos têm demonstrado que estudantes que apresentam melhor eficiência de tarefas acadêmicas também apresentam maior capacidade de controlar o que e como aprendem, denominando essa capacidade de metacognição, condição essencial para potencialização do processo de aprendizagem bem sucedido.

Resultados – Verificou-se por meio de entrevistas individuais com estudantes, pais e professores um resultado positivo do programa e nos documentos sobre rendimentos constatou-se melhoras no desempenho pedagógico.

Vale ressaltar que nos relatos, pôde-se constatar a aquisição de ferramentas de organização não só para vida escolar, mas para outras situações cotidianas e o encaminhamento para a autonomia e autoria dos estudantes.

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