O Conselho do Patrimônio Artístico e Cultural, o Compac,  deve votar e aprovar hoje o tombamento do estádio Jayme Cintra. A reunião será às 19 horas. A informação é do desembargador Cláudio Levada, conselheiro do Galo. Na manhã desta quinta-feira, uma pessoa ligada ao Compac e que preferiu não ter o nome revelado, não confirmou a declaração de Levada. A reunião de hoje, segundo ele, seria para pedir documentos para o Paulista.

“Está praticamente decidido que haverá o tombamento para proteger o Paulista do leilão. Minha expectativa é a de que o tombamento se concretize”, explicou Levada. A lógica de Levada é a mesma de todos que estão envolvidos no processo: o tombamento proibiria a demolição da estrutura do estádio. Isto afastaria construtoras interessadas em arrematar a área para construir condomínios, por exemplo. “Quem vai arrematar o estádio se for para continuar como estádio?”, disse o desembargador (foto abaixo).

O leilão estava marcado para o dia 27 de abril. Neste dia, o estádio não recebeu nenhuma oferta. Em maio chegou a circular a informação de que a Justiça do Trabalho teria revisto a dívida e cancelado o leilão de vez devido a desproporcionalidade apresentada. O Paulista deve R$ 1,4 milhão enquanto o estádio vale R$ 35 milhões.

“Esta informação não é correta. A possibilidade de leilão é real, porque a Justiça do Trabalho quer algum plano do Paulista para revogar o leilão. E o Galo não tem plano nem dinheiro. O ideal é o tombamento mesmo”, disse Cláudio Levada.
Dívidas trabalhistas – A abertura do processo ocorreu no dia 28 de março deste ano, justamente quando a Justiça havia determinado que o estádio fosse a leilão para pagamento de dívidas trabalhistas. No total havia 19 reclamantes, entre eles o Sindicato dos Empregados de Clubes Esportivos, Confederação e Academias Esportivas no Estado.

O pedido de tombamento estava engavetado no Compac desde 2015 e só foi colocado em prática depois que a ameaça de leilão se concretizou. Se o Conselho confirmar o tombamento, o estádio não poderá mais ser demolido. (Foto principal: joao batista shimoto). Atualizada às 12h14 de 23/11/17

VEJA TAMBÉM

EM ABRIL: POR ENQUANTO, ESTÁDIO JAYME CINTRA CONTINUA SENDO DO PAULISTA