FAB LAB da Prefeitura será inaugurado sexta-feira(23)

O laboratório Fab Lab da Prefeitura de Jundiaí será inaugurado nesta sexta-feira(23). O objetivo principal é a criação de projetos de robótica desenvolvidos por 20 mil estudantes das 49 unidades da rede municipal de ensino. Em maio, o Sesi – que já conta com um laboratório deste tipo(foto principal) – assinou acordo de adesão à Rede Jundiaí de Cooperação, o que possibilitou a criação do Fab Lab da Prefeitura. O Jundiaí Agora entrevistou Vasti Ferrari Marques(foto ao lado), gestora de Educação da Prefeitura:

O que é um Laboratório Fab Lab? Por que é importante? 

O Fab Lab é um laboratório de incentivo à produção criativa e de estímulo à investigação e à montagem de protótipos e modelos que solucionem problemáticas identificadas pelos alunos ou que tornem práticos os conteúdos vistos em sala de aula. A novidade, que faz parte do Programa Escola Inovadora, irá funcionar no Complexo Argos e deverá atender, principalmente, os quase 20 mil alunos das 49 unidades escolares que integram a rede municipal de Ensino Fundamental.

Será o primeiro da Prefeitura?

Sim.

O que ele disponibilizará?

Além de bancadas para trabalho, o espaço irá contar com computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura, além de matéria-prima para desenvolvimento dos projetos, como madeira, acrílico, e fios de ABS e PLA. Uma das novidades mais aguardadas do laboratório é a TV conectada à internet que permite o contato em tempo real dos alunos com os cerca de 800 laboratórios espalhados pelo mundo para a troca de experiências e busca de soluções conjuntas

Fab Lab do Sesi Jundiaí(www.fablabs.io)

Haverá concurso para contratação destes profissionais?

No Fab Lab, os alunos contarão com o apoio de dois gurus, um coordenador pedagógico e um manager de projetos, todos profissionais que já integram o Sistema Municipal de Ensino e com treinamento de imersão no Sesi para formação.

Quem mais? Será aberto à população?

O atendimento prioritário será para os 20 mil alunos das 49 unidades escolares que integram a rede municipal de Ensino Fundamental.