Na semana passada, a Corte da Festa da Uva 2023 e Expo Vinhos esteve no Congresso Estadual de Municípios convidando participantes para a 38ª edição do evento. Sobre os preparativos da festa mais tradicional da cidade, o Jundiaí Agora conversou com o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez(foto abaixo).

Quanto à saúde, a Prefeitura já sabe como será?
Temos trabalhado constantemente em ações, a partir das orientações da Saúde. Não há como prever antecipadamente como será a situação, mas acompanhamos todos os dias os dados da pandemia e a situação epidemiológica não somente no país, como também no exterior. Jundiaí, atualmente, está com bons indicadores, com queda no número de casos e internações. O município também registra avanço da vacinação da população contra a Covid-19. Atualmente cerca de 95% da população está vacinada com a 1ª dose e quase 90% com a segunda dose. Contudo, a prioridade é a saúde, portanto, a festa somente será realizada se a situação permanecer favorável.
Alguma medida sanitária será exigida?
A princípio, serão exigidas as mesmas medidas que estiverem vigentes no período, na cidade, conforme orientações da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde.
Hoje, a China vive um novo surto de Covid. A Prefeitura trabalha com a possibilidade de ter de cancelar a festa por conta da pandemia?
Ainda é muito cedo para prever, acreditamos que não será necessário um novo cancelamento, já que a ciência tem se mostrado efetiva no combate à pandemia e o Estado de São Paulo é um exemplo neste sentido dentro da Federação. Sempre seguimos as orientações da área de Saúde…
Quantos visitantes são esperados na Festa da Uva 2023? Acreditam que por conta deste período, o número de visitantes será maior?
A ideia é mantermos o número de 2020 – última edição -, que contou com 205 mil visitantes. Acreditamos que iremos manter a média de visitantes.
Já há uma estimativa da produção de uva para o próximo ano?
Como toda cultura agrícola dependemos de fatores climáticos que interferem diretamente na produtividade. Esperamos um ano bom, mantendo a produção de uva que é em torno de 40 mil toneladas. Neste ano foram adotadas medidas para reduzir os impactos(para os produtores) pela não realização da festa.
Quanto deixou de ser ‘faturado’ nos dois anos em que a Festa da Uva não foi realizada?
É importante entender que a produção da uva é programada. Ela parte da poda dos parreirais que, não havendo intercorrências climáticas, irá produzir 4 meses após a poda. A falta da festa não afeta diretamente a comercialização de uva pois a data é sempre decidida de forma articulada com os produtores que não realizam a poda com finalidade de comercialização na Festa da Uva. Os agricultores foram avisados da ausência da festa com antecedência para não fazer a poda com esta finalidade.
Como o dinheiro arrecadado na festa é usado?
O formato da Festa da Uva, hoje, privilegia as entidades assistenciais, os bairros, agricultores, empreendimentos turísticos e artesãos de Jundiaí. Nenhum expositor paga para participar do evento, o que significa que todo o valor de produtos comercializados se reverte diretamente para esses expositores. Em 2020, a festa gerou R$ 18 milhões em vendas de produtos, recurso este que é diretamente recebido por esses expositores e, portanto, injetado na economia local, gerando renda para todos os envolvidos diretamente com o evento. Não há arrecadação por parte do município, com relação à Festa da Uva.
VEJA TAMBÉM
DAE FARÁ LEILÃO DE CINCO TERRENOS NO PORTAL DA COLINA
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI