Houve uma época, não muito distante que Jundiaí, além da terra da uva também era terra do morango. E a cidade comemorava – em agosto – a safra com uma festa, bem parecida com a que acontece todos os anos para a outra fruta.

Nas últimas edições, eram eleitas a rainha e princesas. Um grupo de garotas, as moranguinhos, acompanhavam a corte para todos os lados. Elas eram responsáveis pela divulgação.

Acontece que a cidade foi crescendo e quem plantava morango achou melhor vender as terras. As plantações deram lugar para condomínios ou empresas. E a festa do morango acabou.

Direto de 1969, há 50 anos, a Festa do Morango: o prefeito era Walmor Barbosa Martins. O secretário da Agricultura, Fortunato Garcia Braga.

Naquela ocasião, já que o evento era reconhecido nacionalmente, até o ministro da Agricultura do Governo Médice, Luiz Fernando Cirne Lima, esteve em Jundiaí(foto acima).

A bênção foi dada pelo bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto(ao lado) que hoje empresta seu nome para uma escola e uma estrada.

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

A Festa do Morango de Jundiaí foi realizada até meados da década passada. Há exatos 15 anos, por exemplo, A Secretaria Estadual de Agricultura anunciava a participação do então governador Geraldo Alckmin na abertura. O evento era retomado depois de cinco anos…

A expectativa era de que em oito dias de duração, 160 mil pessoas visitariam o Parque Comendador Antônio Carbonari, onde também é realizada a Festa da Uva. Trezentos expositores participaram. Cerca de 10 mil caixas da fruta foram vendidas, o que correspondia a 30 toneladas.

VEJA TAMBÉM

MAMÃES QUE DERAM LUZ RECENTEMENTE PRECISAM TOMAR CUIDADO COM CORONAVÍRUS. VEJA VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

RESTAURANTES NO EXTERIOR. COM FISK DA RUA DO RETIRO NÃO TEM ERRO. CLIQUE AQUI E ASSISTA VÍDEO

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI