A escola Gandra, na rua Barão, já teve nome de ‘Industrial’

A foto ao lado mostra a rua Barão de Jundiaí em 1949. Naquela época a EE Antenor Soares Gandra tinha o nome de ‘Industrial’. Os mais antigos teimam em chamá-la pelo velho nome. Ah! O Bispo, na rua do Retiro, era conhecido por ‘Instituto’. O registro, feito pelo fotógrafo Janczur, mostra também a Esplanada Monte Castelo(Escadão) e o Grupo Escolar Siqueira de Moraes, que já abrigou a Biblioteca Municipal e hoje é a Pinacoteca.

Na verdade, o Industrial foi construído quando Jundiaí ganhou a Esplanada Monte Castelo, em 1946, segundo o site Rotas Turísticas de Jundiaí. Com projeto de Roberto Franco Bueno, a escola reforçava a rede de ensino técnico iniciada na Companhia Paulista em cursos inicialmente nas áreas de mecânica e costura e, posteriormente, passou a ser a Escola Estadual Antenor Soares Gandra. Deixou de estar no extremo da rua Barão com o prolongamento da rua na década de 1960. Anos mais tarde, a Câmara Municipal seria construída neste trecho da rua Barão.

Escola Industrial, em 1956. (Foto Major Alípio Gama da Silva/Arquivo Jorge Luiz Christophe

1951: Meninos estudavam Escola Industrial, hoje Gandra, em busca de profissionalização(Arquivo Nilton Leis)
1952: A pacata Jundiaí, a Rua Vigário JJ Rodrigues, o Polytheama, a Escola Industrial, a Esplanada de Monte Castelo(Escadão), a Escola Siqueira Moraes, a Catedral.(Foto Ideal)
Esplanada Monte Castelo no final da década de 1960. O Industrial à direita…
Formandos do curso Técnico em Mecânica da Escola Dr Antenor Soares Gandra de 1987. O paraninfo da turma, professor Ranulfo, está em pé. É o quarto da direita para esquerda.(Arquivo Márcio Tadeu Bertti)

VEJA TAMBÉM

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES