O haitiano Jean Techilê esteve na escola Professor Luiz Rosa, em Jundiaí, onde deu palestra aos alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental II e dos terceiros anos do Ensino Médio + Técnico.

Techilê vive no Brasil há dois anos e trabalha como prestador de serviços de manutenção e construção. Convidado pela professora de história Judite Maria Manzato Brando, o haitiano falou sobre a vida no Haiti e também no Brasil.

O terremoto que destruiu o país em 2010 foi um dos assuntos principais da palestra. Mais de 90 mil haitianos vieram para o Brasil e tiveram de recomeçar as vidas por aqui. Para complicar ainda mais a situação dos imigrantes daquele país, em 2016 a crise econômica brasileira forçou muitos deles a se mudarem para os Estados Unidos buscando melhores oportunidades.

Além da tragédia haitiana, Jean Techilê contou um pouco da história do país e presenteou os alunos com uma demonstração do idioma dele, o francês(oficial) e o ‘crioulo’, língua utilizada no dia a dia.

A professora Judite disse que a palestra foi inesquecível para os alunos e um complemento enriquecedor para o projeto de estudo sobre imigração que a Escola Professor Luiz Rosa realiza.

MAIS SOBRE A ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

CONHEÇA A GIRO, GINCANA EXPERENCIAL

PROFESSORES E PAIS DE ALUNOS REALIZAM ENCONTRO

VEJA COMO FOI A FORMATURA DOS ALUNOS

É SÓ CLICAR:

ACESSE O FACEBOOK DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

VEJA TAMBÉM O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA