HÍBRIDOS são os carros mais inteligentes para os dias de hoje

HÍBRIDOS

Uma das perguntas que eu mais ouço: “Os carros do futuro serão todos elétricos?”ou “É verdade que os carros a gasolina ou flex estão com os dias contados e vão desaparecer como aconteceu com os telefones fixos?”. “E os carros híbridos?”.

Invariavelmente, minha resposta é: quem sabe, um dia, num futuro distante, talvez… Pensando com a cabeça na nossa realidade e com o atual estágio tecnológico que a indústria tem hoje? Não! Nem a pau, Juvenal!

Os carros a combustão ainda são a alternativa mais eficiente e inteligente para os dias de hoje. Achou minha resposta vaga ou retrógrada? Então, convido você a raciocinar comigo.

Eletricidade para movimentar os carros já é uma realidade, ok. Mas como ela é usada para substituir os atuais motores é que faz toda a diferença…

Os carros híbridos, que unem o trabalho de um motor convencional a combustão e outro – ou mais de um – elétrico, são muito mais viáveis e vão muito além dos carros 100% elétricos. Os híbridos ainda são a opção mais realista, plausível, econômica e inteligente para o futuro dos automóveis.

As vantagens dos híbridos sobre os puramente elétricos são enormes… Para começar, a bateria da maioria dos híbridos não precisa ser carregada na tomada. Achou bobagem? Então tente encontrar, no meio de uma viagem, ou até mesmo na cidade, um lugar que tenha disponível uma tomada especial, normalmente de 360 volts, para você “encher” rapidinho a bateria do seu carro elétrico num momento de sufoco.

Ah, mas você é um cara prevenido e planejou todo o percurso e sabe exatamente onde encontrar uma estação de recarga.

Ok, então prepare-se para passar um bom tempo esperando que as baterias recebam uma carga mínima para poder rodar com segurança até a sua casa. Isso, se a tomada que o seu carro usa se adaptar aos diversos tipos de entrada que existem e se o lugar onde você encontrou uma estação de recarga aceite carregar o seu carro… Ah, só mais um lembrete, o ideal é carregar o carro elétrico por pelo menos 8 horas para ter uma carga completa. Nem na cidade de São Paulo, onde você teoricamente tem a melhor infraestrutura para esses veículos, a vida de quem roda de elétrico é tão simples assim…

Não se esqueça que vivemos no Brasil, um País de dimensões continentais, com enormes diferenças socioeconômicas, onde a principal matriz energética para movimentar a nossa frota é o álcool (ou etanol, como preferir) da cana-de açúcar, um combustível ecologicamente sustentável, com baixíssima emissão de carbono.

Essa campanha pelo fim dos motores a combustão e pelo domínio dos elétricos vem de países pequenos, altamente poluidores, que têm um sistema de transporte, com trens, metrôs e bondes, muito desenvolvido e onde dá até para dispensar o uso do carro. Outra coisa, eles morrem de inveja da gente pois não têm espaço para cultivar seus próprios combustíveis, o clima não ajuda e a maioria deles gera energia elétrica de usinas nucleares, termoelétricas a carvão e uma parte da força dos ventos (eólica) e da luz sol, que venhamos e convenhamos, não é tão abundante assim no hemisfério norte…

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O NOVO COROLLA HÍBRIDO E OUTRAS MÁQUINAS…

Tá, e qual a vantagem do híbrido? Com os híbridos a coisa é diferente, pois o motor a combustão vira um gerador que se encarrega de carregar a bateria. Além disso, pisou no freio, pegou um trecho longo de descida, como uma serra, e o sistema manda carga para a bateria.

Ou seja, toda àquela energia que um carro normal joga fora, seja ela cinética, que vem do movimento, ou térmica, que tem origem no atrito das pastilhas contra os discos de freio, viram combustível num carro híbrido. O tanque baixou? Sem problema, pare num posto de gasolina e abasteça em menos de 5 minutos…

De volta ao início do texto, quero relembrar as dúvidas que a maioria dos motoristas carregam: carro elétrico é o futuro? Sim, um dia, talvez lá na Europa ou Escandinávia… Aqui? Eu duvido! ©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2020

VEJA TAMBÉM

COMO CHEGAR AOS 100 ANOS?  GINECOLOGISTA DÁ DICAS. VEJA VÍDEO

SPEED: NA FISK DA VILA VIRGÍNIA, INGLÊS EM APENAS 18 MESES

SETE DICAS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA PARA VOCÊ BOMBAR NOS ESTUDOS

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI