16, janeiro , 2019
Home Test Drive VÍDEO – Teste de longa duração: Chevrolet S10 HIGH COUNTRY, nota 10!

VÍDEO – Teste de longa duração: Chevrolet S10 HIGH COUNTRY, nota 10!

Pois é, as férias acabaram minha gente! Já estamos no ano novo e agora é hora de arregaçar as mangas e focar no trabalho… E confesso que o final de ano para quem escreve sobre automóveis é bem agitado, com Salão do Automóvel, festas e almoços com as montadoras, que aproveitam o bom momento da indústria, que comemora a volta da confiança do consumidor e os aumentos nas vendas. E depois dessa maratona vieram as férias! E como bom workaholic, um anglicismo para definir quem é viciado em trabalho, aproveitamos a viagem em família para avaliar um carrão. E o “carrão” não é nenhum exagero não… Passamos quase um mês a bordo da picape Chevrolet S10 High Country, a versão mais luxuosa desse caminhão com o conforto e a dirigibilidade de um sedã de luxo. Simplesmente nota 10!

Grande sim, mas fácil de dirigir – Com 5,40m de comprimento e 1,84m de altura, a S10 High Country é um daqueles carros feitos para quem curte ver a vida do alto.

Logo de cara as dimensões exageradas para a maioria dos motoristas brasileiros podem até assustar. Mas pode ficar tranquilo, porque a tecnologia conseguiu transformar essa picape grandalhona num carro dócil, seguro e fácil de dirigir!

O motorista conta com uma longa lista de auxílios eletrônicos, que por incrível que pareça você nem percebe que estão atuando para garantir uma condução segura e confortável.

A picape vem equipada de série com controle de estabilidade e tração, que na prática evitam que você cometa alguma burrada, cortando o envio de potência para as rodas no caso de uma derrapada e ainda ajudam a recuperar o controle do carro, dosando automaticamente os freios sobre as rodas que perderam aderência.

Graças à suspensão bem acertada, a carroceria, apesar de ser bem alta, rola pouquíssimo lateralmente e mantém o carro estável nas curvas, preservando a segurança e garantindo uma viagem confortável para os passageiros.

Ativa e passiva – Aliás, segurança ativa, que é àquela que não deixa você se meter em encrencas, como é o caso dos controles de tração e estabilidade, freios ABS de última geração, sistema de alerta de faixa, que avisa com um sinal sonoro quando você está invadindo a pista vizinha e o sistema de alerta de colisão, que projeta uma luz vermelha no para-brisas e um alarme barulhento para chamar a atenção do motorista do risco de bater no carro da frente… E têm ainda sensores instalados nos para-choques dianteiro e traseiro e uma excelente câmera de ré para ajudar nas manobras.

Quanto à segurança ativa, que é àquela que a gente torce para não precisar usar, ela é garantida pelos seis airbags (dois dianteiros mais quatro de cortina nas colunas), freios pré-tensionados, que apertam e seguram firme numa colisão, além de estrutura reforçada. Claro que tudo isso, como em qualquer carro, está lá para ajudar, mas não fazem milagre e nem garantem 100% da sua integridade física dependendo das condições e da velocidade da colisão, né? A regra é não abusar…

Luxo e conforto – E quem acha que um caminhãozão desses não é luxuoso e muito menos confortável não conhece a High Country.

A que nos acompanhou nos testes tinha interior combinando couro marrom escuro com detalhes de acabamento em preto, ajuste elétrico do assento do motorista, muito espaço para pernas e ombros para os 5 passageiros viajarem confortavelmente, ar-condicionado com ajuste digital da temperatura, central multimídia com um som de alta qualidade e um excelente isolamento termo acústico, que garante o silêncio dentro da cabine, apesar do motor turbo diesel.

Também chama a atenção o baixíssimo nível de vibrações, típico dos carros a diesel. A engenharia da GM conseguiu reduzir as vibrações com um engenhoso sistema de contrapesos instalados no conversor de torque da transmissão automática de seis marchas. O sistema, que estreou na irmã norte-americana da S10, a Chevrolet Colorado, tem nome complicado: CPA -CentrifugalPendulum Absorber, que usa seis pesos metálicos instalados dentro do conversor de torque do câmbio para anular a vibração. Funciona, viu?

MAIS TEST DRIVE

HONDA CR-V 2019 É TUDO QUE SE ESPERA DE UM VERDADEIRO SUV DE LUXO

T-CROSS

JA E AUTOMOTORI NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

NISSAN MARCH OFERECE CONFORTO DE MODELOS PREMIUM

VEJA COMO SERIAM OS CARROS NO FUTURO DO PASSADO

NOVO VOYAGE: BOA OPÇÃO PARA QUEM PROCURA UM SEDÃ COMPACTO

TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE AS CAMINHONETES…

JAC T40, O CHINÊS QUE ENCARA QUALQUER CONCORRENTE

E na hora de acelerar… O motor 4 cilindros, 2.8 litros turbo diesel, de 200 cavalos faz você sentir a sensação de que está pilotando um carro levinho, apesar de a S10 pesar 2.100 kg… O torque, que é a força que o motor transmite para as rodas, é de 51 kgfm.

E como diria o nosso editor-chefe Marco Sapia: “Tá, mas o que isso quer dizer???” Isso, meu caro leitor que quando você pisa fundo no acelerador o carro responde com muita força fazendo você colar no banco e acelerar de zero aos 100 por hora em menos de 10 segundos. Só para comparar, um popular 1.0, como o Onix Joy, por exemplo, que pesa 1/3 da massa desta caminhonete, gasta quase 15 segundos para fazer a mesma coisa. Entendeu agora?

O consumo também surpreendeu, passando dos 14 km/l na estrada em velocidade constante, e alcançando uma média de 9 km/l rodando na cidade e na estrada.

E como tudo que é bom acaba, depois de exatos 21 dias fomos obrigados a devolver o carro para a fábrica, com dor no coração, pois o apego foi grande, e a sensação de gratidão pela viagem tranquila, sem sufoco e confortável para recarregar as energias com a família. Valeu S10, até as próximas férias…Você é mesmo nota 10! Por Joaquim Rimoli, do AutoMotori especial para o Jundiaí Agora

Ficha técnica

Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16V, turbo, 2.776 cm³; 94 x 100 mm; 200 cv a 3.600 rpm, 51 kgfm a 2.000 rpm

Câmbio: automático, 6 marchas, tração 4×4.

Suspensão: Duplo A (d), eixo rígido (t)

Freios: discos ventiladosna dianteira e à tambor na traseira

Direção: elétrica

Rodas e pneus: liga leve, 265/60,aro 18

Comprimento: 5,40m

Largura: 1,87m

Altura: 1,84m

Entre-eixos: 3,09m

Peso: 2.101 kg

Tanque: 76 litros

Caçamba: 1.061 litros


Comercial da semana

Wallmart dos EUA reúne os carros mais legais do cinema

Imagine reunir num mesmo estacionamento Batmóvel, o Ecto-1 dos Caça Fantasmas, a van do mistério do Scooby Doo, o De Lorean voador do De Volta para o Futuro 3, a perua-cachorro da dupla Debi e Loide, e até a carruagem da Cinderela? A rede de hipermercados norte-americana Wallmart conseguiu!

Ah, e para os saudosistas do filme Férias Frustradas original de 1983, tem até a perua verde da família Griswold, que claro, derruba todas as malas na saída…

A campanha, para divulgar o sistema de compras de supermercado pela internet em que você só passa para retirar as sacolas, virou um hit na internet.

O filme, além de ser muito bem produzido, tem um roteiro divertidíssimo, com passagens como o fantasma guloso Geleia lambuzando a cara de uma das funcionárias de entrega ou o do diálogo maluco entre K.I.T.T., o carro inteligente do antigo seriado Super Máquina e um consumidor. Esse vale a pena ver e rever dezenas de vezes para curtir os carros! Divirta-se e feliz 2019!!! Por Joaquim Rimoli, do AutoMotori especial para o Jundiaí Agora

Facebook Comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA


  • Termos e condições para publicação de comentários de leitores

    O presente termo tem como objetivo informar as condições para a publicação de comentários em murais e matérias jornalísticas no site Jundiaí Agora, na forma que se passa a expor:

    É vetada a publicação de comentários que:

    • sejam falsos ou infundados;
    • invadam a privacidade de terceiros ou manifestamente os prejudique;
    • promovam racismo contra grupos de minorias ou qualquer forma de fanatismo político ou religioso, discriminando grupos de pessoas ou etnias;
    • violem direitos de terceiros, tais como direitos de propriedade intelectual;
    • tenham conotação publicitária, promocional ou de propaganda, ou, ainda, que demonstrem preferência por alguma empresa ou marca(banners publicitários, vendas on-line, etc);
    • promovam discriminação de qualquer natureza;
    • incitem à violência;
    • explorem medo ou superstição;
    • se aproveitem da deficiência de julgamento e inexperiência das crianças;
    • desrespeitem valores ambientais;
    • apresentem linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
    • promovam “correntes” ou “pirâmides” de qualquer espécie;
    • violem a legislação pátria.
    • calúnia, difamação, injúria, ofensa, perturbação da tranquilidade alheia, perseguição, ameaça ou violação de direitos de terceiros;
    • propaganda política para candidatos(partidos ou coligações) e propaganda de seus órgãos ou representantes;
    • páginas e arquivos criptografados/ protegidos por senhas;
    • programas/arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
    • programas ou componentes de computador de usuários que venham a acessar a página do Jundiaí Agora;
    • Todo tipo de pirataria, inclusive de software;
    • O usuário não poderá utilizar-se dos serviços do site desviando a finalidade dele para cometer qualquer atividade ilícita.

    A Rapha.com reserva-se o direito de despublicar (retirar do site) os comentários que não atendam aos padrões sociais, culturais e éticos que regem a matéria.

    Fica estabelecido que o autor do comentário é inteiramente responsável pelo conteúdo nessa havido, quer perante a Rapha.com, quer perante terceiros.

    As opiniões expostas nos comentários não representam as opiniões da Rapha.com/Jundiaí Agora.

    A Rapha.com não se responsabiliza por qualquer dano advindo dos comentários publicados.
    Os usuários do site Jundiaí Agora concordam com as regras contidas neste termo, e desde já autorizam a sua publicação, inclusive nas redes sociais, estando cientes, ainda, que os comentários poderão ser indexados em buscadores nacionais e internacionais, assim como os conteúdos a que estão vinculados.

    Facebook Comments
  • Termos e condições para publicação de comentários de leitores

    O presente termo tem como objetivo informar as condições para a publicação de comentários em murais e matérias jornalísticas no site Jundiaí Agora, na forma que se passa a expor:

    É vetada a publicação de comentários que:

    • sejam falsos ou infundados;
    • invadam a privacidade de terceiros ou manifestamente os prejudique;
    • promovam racismo contra grupos de minorias ou qualquer forma de fanatismo político ou religioso, discriminando grupos de pessoas ou etnias;
    • violem direitos de terceiros, tais como direitos de propriedade intelectual;
    • tenham conotação publicitária, promocional ou de propaganda, ou, ainda, que demonstrem preferência por alguma empresa ou marca(banners publicitários, vendas on-line, etc);
    • promovam discriminação de qualquer natureza;
    • incitem à violência;
    • explorem medo ou superstição;
    • se aproveitem da deficiência de julgamento e inexperiência das crianças;
    • desrespeitem valores ambientais;
    • apresentem linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
    • promovam “correntes” ou “pirâmides” de qualquer espécie;
    • violem a legislação pátria.
    • calúnia, difamação, injúria, ofensa, perturbação da tranquilidade alheia, perseguição, ameaça ou violação de direitos de terceiros;
    • propaganda política para candidatos(partidos ou coligações) e propaganda de seus órgãos ou representantes;
    • páginas e arquivos criptografados/ protegidos por senhas;
    • programas/arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
    • programas ou componentes de computador de usuários que venham a acessar a página do Jundiaí Agora;
    • Todo tipo de pirataria, inclusive de software;
    • O usuário não poderá utilizar-se dos serviços do site desviando a finalidade dele para cometer qualquer atividade ilícita.

    A Rapha.com reserva-se o direito de despublicar (retirar do site) os comentários que não atendam aos padrões sociais, culturais e éticos que regem a matéria.

    Fica estabelecido que o autor do comentário é inteiramente responsável pelo conteúdo nessa havido, quer perante a Rapha.com, quer perante terceiros.

    As opiniões expostas nos comentários não representam as opiniões da Rapha.com/Jundiaí Agora.

    A Rapha.com não se responsabiliza por qualquer dano advindo dos comentários publicados.
    Os usuários do site Jundiaí Agora concordam com as regras contidas neste termo, e desde já autorizam a sua publicação, inclusive nas redes sociais, estando cientes, ainda, que os comentários poderão ser indexados em buscadores nacionais e internacionais, assim como os conteúdos a que estão vinculados.

    Facebook Comments